Funed participa do seminário Juventude e Inovação em Minas Gerais

Na próxima terça-feira, 26 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, data pensada para que fossem realizadas ações que levassem às pessoas conhecimento sobre o tema. Para celebrar, o Grupo de Núcleos de Inovação Tecnológica das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (NITs Minas), integrantes da administração pública do Estado de Minas Gerais, irá promover o seminário Juventude e Inovação em Minas Gerais. O evento será on-line e acontece das 14h às 15h30. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo Sympla, neste link.

Bruno Castro, responsável pelo NIT Funed e coordenador do grupo NITs Minas, irá participar do evento, apresentando o projeto de gestão integrada dos NITs. “As Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) vinculadas ao governo do Estado de Minas Gerais, como é o caso da Funed, buscam uma interação, tendo em vista as peculiaridades de sua atuação e sua subordinação à legislação estadual”, explica. De acordo com Bruno, os NITs que compõem o grupo propuseram o projeto de gestão integrada como forma de buscar a operacionalização do Decreto 47.442/2018, a sustentabilidade das ICTs e a economicidade, bem como o alcance de resultados para a sociedade. “Esse projeto é inovador, trazendo uma estruturação e suporte para a atuação conjunta, com a qual buscamos dar um salto na inovação em Minas sem interferir na independência das ICTs envolvidas”, finaliza. A bolsista do projeto, Paloma Vidal, doutoranda em Inovação Tecnológica, atua no NIT Funed e também irá falar sobre essa atuação durante o evento.

O Nits Minas é composto pela Funed, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fundação Hemominas, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento organizado pelo grupo faz parte da programação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) que, para 2022 escolheu como tema global a PI e Juventude: inovando para um Futuro Melhor, com o intuito de divulgar e ensinar jovens inventores, criadores e empreendedores a como utilizarem os direitos de Propriedade Intelectual (PI) para atingir seus objetivos, gerar renda, criar empregos, enfrentar desafios locais e globais e apoiar o desenvolvimento comunitário e nacional.

Serviço:

Juventude e Inovação em Minas Gerais: seminário em Comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual
Dia 26 de abril, das 14h às 15h30
Inscrições pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento-online/juventude-e-inovacao-em-minas-gerais-seminario-comemoracao-dia-mundial-da-propriedade-intelectual/1550880

O evento será transmitido pelo YouTube do canal NitsMinas.

Por Nayane Breder – DPD