Programa Funed na Escola retomou atividades presenciais nesta semana

Depois de dois anos ‘visitando’ virtualmente as escolas, em função das limitações impostas pela pandemia, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) retomou, na última quarta-feira (30/3), o Funed na Escola no formato presencial. A pesquisadora, chefe do Serviço de Biologia Celular da Funed, Luciana Silva, esteve no Colégio Batista Getsêmani, no bairro Dona Clara, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, para falar sobre o “Universo das células” para os alunos do 9º ano.

Em uma sala com 38 adolescentes, foram diversos os assuntos abordados dentro do universo celular e da ciência. Os alunos fizeram perguntas, interagiram e conheceram ainda mais o mundo da Biologia, disciplina que estão tendo contato pela primeira vez este ano. O convite para a palestra foi feito pela professora deles, Camila Xavier, ex-bolsista da Fundação. “Tenho respeito pela Funed e a tenho como referência. Tinha certeza que seria um sucesso”, comentou. Camila contou ainda que os alunos gostaram bastante da palestra e estão entusiasmados com a nova disciplina.

Programa Funed na Escola
O Funed na Escola é um programa de divulgação e popularização da ciência, voltado para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, em que pesquisadores vão às escolas para dialogar com os alunos sobre ciência e tecnologia, por meio de uma linguagem lúdica e popular.

Desde a sua criação, em 2019, o programa já atendeu 3.037 estudantes de 15 escolas de BH e região metropolitana. Mesmo com o início da pandemia em 2020, o programa de popularização da ciência continuou com o atendimento às demandas por meio das palestras no formato on-line e prosseguiu dessa forma até o final do ano de 2021. Durante esse período, foi registrada a participação de 1.486 estudantes, que tiveram a oportunidade de assistir às palestras de forma virtual. O tema “Vacinas” foi o mais solicitado e isso se explica pelo contexto atual.

Para este ano, o Funed na Escola já está com agenda fechada até o mês de junho. A demanda tem crescido significativamente e isso se deve ao retorno das aulas ao modo presencial. Confira aonde o programa estará neste mês.

Próximas palestras:

1º/4 – Colégio São Miguel
Temas: Vacinas e Nutrição Saudável

8/4 – Colégio São Miguel
Temas: Dengue e Vida Saudável

19/4 – Escola Municipal Adauto Cardoso
Tema: Resíduos e Reciclagem

Público
Podem participar do programa escolas públicas ou particulares. Basta a escola interessada se inscrever no site da Funed ou enviar um e-mail para: funednaescola@funed.mg.gov.br. O Funed na Escola oferece palestras sobre:

– Animais peçonhentos
– Abelhas
– Dengue e febre amarela
– Nutrição saudável
– Resíduos e reciclagem
– Alimentação saudável
– Vacinas
– Biotecnologia
– Universo das células

Divulgue o trabalho da Funed para seus amigos, nas escolas dos seus filhos e parentes!

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 01 de abril de 2022 15:24

Última atualização: 03 de outubro de 2022 15:32