11ª edição do Fala, Ciência! tem como tema a independência

Independência: “caráter daquilo ou daquele que não se deixa influenciar, que é imparcial; imparcialidade.” Há 200 anos, o Brasil se tornava um país independente, com autonomia para tomar suas próprias decisões. Durante esses dois séculos, tivemos grandes avanços na ciência, tecnologia e inovação. Nos tornamos independentes também nessa área? Como a população teve conhecimento sobre as grandes invenções e descobertas? Os cientistas comunicavam com o público não especializado? Se sim, utilizavam-se de quais canais e tipos de linguagem para facilitar o entendimento da importância e impacto de suas pesquisas na vida das pessoas?

Para fazer um resgate dos últimos 200 anos da história da divulgação da ciência no país, a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), da qual a Fundação Ezequiel Dias (Funed) faz parte, irá promover, no dia 10 de novembro de 2022, a 11ª edição do Fala Ciência, com o tema “200 anos de independência do Brasil: marcos da divulgação científica”, com Ildeu de Castro Moreira (UFRJ) e Paulo Henrique Nico Monteiro (Instituto Butantan).

Ildeu é doutor em Física e professor do Instituto de Física do Programa de Pós-graduação em História das Ciências da UFRJ. Entre várias atuações, o professor foi membro do Comitê Assessor de Divulgação Científica do CNPq e pertenceu aos Conselhos da Sociedade Brasileira de História da Ciência; da Sociedade Brasileira de Física e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Paulo Henrique é pós-doutor em Comunicação Científica e Ensino de Ciências em Espaços não formais. Atua como pesquisador da área no Instituto Butantan/São Paulo.

O Fala Ciência acontece no formato on-line, das 9h às 11h. O curso é voltado para profissionais da área de comunicação científica, popularização da ciência e outros com interesse no tema. É totalmente gratuito, com emissão de certificado e as inscrições devem ser feitas pelo Sympla, por meio do link https://bityli.com/Falaciência11

Serviço:

Evento: 11º Fala Ciência

Data: 10 de novembro de 2022

Horário: das 9h às 11h

Local: Canal do YouTubebit.ly/canalfalaciencia

Inscrições: https://bityli.com/Falaciência11