Trabalho de pesquisadora da Funed recebe segunda premiação

O trabalho “Nanofiber-coated intravitreal device for age-related macular degeneration treatment” (Dispositivo de liberação intravítrea para tratamento de degeneração macular relacionada à idade), da pesquisadora Maria Carolina Guerra, recebeu, no dia 30 de junho, o prêmio de melhor vídeo “Best video at Trainee Video & Image Contests. Category: Video contest.”. O vídeo premiado é fruto do trabalho de doutorado de Maria Carolina e está em andamento na Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias (Funed), coorientado pela diretora e pesquisadora da área, Sílvia Ligório Fialho.

A instituição promotora do evento foi a Controlled Release Society – Ocular Delivery Focus Group, mesma que organizou o “Nano research day”, ocorrido em novembro de 2021, simultaneamente ao 13º Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas – CIFARP 2021, que rendeu à mesma pesquisa o 2º lugar entre os trabalhos apresentados no evento.

O trabalho, duplamente premiado, tem como objetivo o desenvolvimento de implante intravítreo biodegradável de PLGA (copolímero utilizado em uma variedade de dispositivos terapêuticos devido a sua alta taxa de biodegradabilidade e biocompatibilidade), contendo dexametasona, revestido por nanofibras poliméricas contendo bevacizumabe, para tratamento de degeneração macular relaciona à idade (DMRI).

Por Nayane Breder – DPD