Funed recebe menção honrosa do Ministério da Saúde por sua atuação na pandemia de covid-19

Nesta terça-feira (8/10), o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais da Fundação Ezequiel Dias (Lacen-MG/Funed) foi homenageado com uma menção honrosa do Ministério da Saúde por sua atuação durante a pandemia de covid-19. A condecoração ocorreu em Brasília/DF, durante a Reunião Nacional de Síndromes Gripais e Avaliação da Resposta da Vigilância para a Pandemia da covid-19 no Brasil, na qual o servidor do Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR) da Funed, André Leal, participou como representante do Instituto Octávio Magalhães (IOM).

Representantes do Ministério da Saúde aproveitaram o momento da reunião para homenagear o protagonismo dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública do país durante o enfrentamento do desafio sanitário da pandemia da covid-19. A menção honrosa é assinada pelo secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, e pela coordenadora Geral de Vigilância das Síndromes Gripais, Greice Madeleina Ikeda do Carmo.

O presidente da Funed, Eduardo Prosdocimi, celebra a conquista e ressalta o importante papel desempenhado pelos servidores da Funed ao longo da pandemia. “A pandemia foi um processo de superação para a Funed e as servidoras e servidores do Lacen, que enfrentaram tantos desafios ao longo desse período, merecem muito esse reconhecimento”, afirma.

Para o diretor do IOM, Glauco de Carvalho Pereira, a homenagem é resultado do trabalho incansável de todos os servidores do Lacen-MG. “Só temos a agradecer e parabenizar a todos e todas que dedicaram seu tempo, energia e saúde, ainda que enfrentando adversidades, para superar a pandemia. Vocês fizeram com que o IOM cumprisse sua missão, juntamente com a missão da Funed, que é participar do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), protegendo e promovendo a saúde”, reforçou o diretor.

A coordenadora da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças (DECD), Josiane Barbosa Piedade Moura, também parabenizou os servidores por seu amor e dedicação à saúde pública e relembrou as palavras de André Leal, ao receber a menção honrosa: “que o passado nos entregue a lição daquilo que deveremos fazer no presente e futuro”, destacou o servidor no momento da homenagem.

Confira o texto da Menção Honrosa texto da Menção Honrosa.

Reunião Nacional de Síndromes Gripais

De 7 a 9 de novembro, a Funed participou da Reunião Nacional de Síndromes Gripais e e Avaliação da Resposta da Vigilância para Pandemia de covid-19 no Brasil. O encontro promoveu discussões relativas à vigilância da síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave entre os técnicos do Ministério da Saúde, da Vigilância Epidemiológica e Laboratorial.

André Felipe Leal Bernardes, referência técnica em vírus respiratórios do SVR da Funed, destacou que o evento buscou discutir os desafios vivenciados pela Vigilância Epidemiológica e Vigilância Laboratorial no país, fazendo um resgate dos quase três anos da pandemia. “A troca de experiências e aproximação entre laboratórios e epidemiologia produzem um ambiente que permite que as partes possam entender as diferentes realidades e construam propostas que causem impacto na saúde individual e coletiva. É possível perceber o que outros Lacens e Laboratórios de Referência fazem e, a partir disso, enxergar o que podemos melhorar, tanto tecnicamente quanto na oferta de novos serviços à população”, avaliou.