Funed participará de programa de inovação em Toxinologia

Programa pretende propor soluções para problemas relacionados a envenenamento por animais peçonhentos

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) fará parte do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). A participação irá acontecer por meio do “INCT em Venenos e Antivenenos: Inovatox”, que terá colaboração de dois serviços da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD): Toxinologia Molecular (STM) e de Bioquímica, Proteínas e Venenos Animais (SBVA). A pesquisadora do STM, Clara Guerra Duarte, também participará do Conselho Administrativo do INCT.

O projeto foi aprovado na chamada 58/2022 CNPq. “O objetivo do estudo, é criar um ecossistema de pesquisa capaz de propor soluções inovadoras e aplicáveis para problemas relacionados ao envenenamento por animais peçonhentos no Brasil”, explica Clara Guerra.

Ainda segundo a pesquisadora, por meio da pesquisa será possível criar um núcleo voltado para o conhecimento científico e à inovação em Toxinologia, produzindo e caracterizando toxinas nativas ou recombinantes de peçonhas, para o desenvolvimento de uma nova geração de imunobiológicos que contribuam para um melhor tratamento das vítimas de acidentes com venenos.

O novo INCT é sediado no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (ICB/UFMG), com coordenação do professor Carlos Delfin Chavez Olortegui e vice-coordenação do professor Jader dos Santos Cruz, ambos do departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB/UFMG.

Além da Funed, o INCT-Inovatox é composto por outras onze instituições nacionais e conta com a colaboração de nove institutos internacionais. O início das atividades está previsto para o mês de março deste ano.

 

Créditos:
Nayane Breder/DPD, com referência na publicação da Assessoria de Comunicação do ICB/UFMG (icb.ufmg.br)

Foto: Professor Carlos Chavez, ao centro, de camisa branca, cercado de parte de sua equipe. Entre eles, a pesquisadora Clara Guerra, à esquerda, de camisa verde – Arquivo pessoal do professor

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 16 de fevereiro de 2023 16:15