Funed na Escola abre inscrições para 2023

A partir do dia 13 de março, escolas públicas e particulares de Belo Horizonte e região metropolitana interessadas em receber o Programa Funed na Escola, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), já poderão preencher o formulário de solicitação de palestras, disponível neste link. O Programa atende turmas dos ensinos fundamental e médio, com oficinas sobre ciência, tecnologia, nutrição e saúde física, ministradas por pesquisadores e técnicos da instituição. As palestras são preparadas com atenção à linguagem, para que sejam de fácil entendimento e aconteçam de forma dinâmica e interativa com o público infanto-juvenil.

Na última quarta-feira, 1º de março, o Programa esteve na Escola Estadual Helena Guerra, em Contagem, atendendo a 93 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. As servidoras Valéria Martins e Camila Couto Vieira, do Serviço de Análise de Rotulagem do Instituto Octávio Magalhães, da Funed, apresentaram uma palestra sobre a rotulagem e nutrição saudável e, ao final, realizaram em conjunto com os participantes um experimento para demonstrar as quantidades de açúcar e de suco contidas em um refrigerante de laranja. Os adolescentes prepararam uma mistura com água, suco de laranja e açúcar, simulando a composição do refrigerante. Ao experimentarem a bebida, constataram que ela apresenta pouquíssima semelhança com o produto comercializado, pois esse alimento industrializado contém substâncias químicas que conferem cor e sabor ao produto final. O experimento esclareceu para os adolescentes que a base desse produto é água e açúcar e que o suco de laranja natural é a opção mais saudável de consumo.

A visita faz parte do calendário de 2022, que foi interrompido devido às restrições impostas a órgãos públicos durante o período eleitoral. Para o calendário de 2023, as inscrições devem ser feitas no site da Funed, por meio de um formulário, a ser preenchido pela escola requisitante. As visitas são agendadas conforme critérios específicos, com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento possível às escolas. Dentre os critérios utilizados, estão a data da inscrição e a disponibilidade da palestra. “O objetivo do Funed na Escola é atender ao maior número de escolas possível, dentro da capacidade de nossa equipe. Nossa meta é conseguir levar conhecimento científico aos jovens estudantes, despertando neles o interesse pelos temas apresentados”, reforça a bióloga Priscila Moreira Tavares, articuladora do Programa.

Os temas abordados nas palestras oferecidas são: abelhas, animais peçonhentos, biotecnologia, coleções biológicas, dengue e febre amarela, metodologia científica, nutrição saudável, resíduos e reciclagem, universo das células, vacinas e vida saudável. Saiba mais sobre o Funed na Escola no portfólio do Programa.

Por Nayane Breder/DPD

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 03 de março de 2023 11:00

Última atualização: 13 de março de 2023 13:58