Funed recebeu comitiva da Rede Mundial de Pesquisa Antiviral

No dia 14 de março, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu uma comitiva com 11 pesquisadores de instituições internacionais como Africa Health ResearchInstitute (AHRI), Universidade de Washington, Centers for Research in Emerging Infectious Diseases (CREID) e Fundação Rockefeller, com o objetivo de conhecer melhor os laboratórios do Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR) da Funed. O grupo está no Brasil para participar da Reunião Anual da Rede Mundial de Pesquisa Antiviral, que acontece em Ouro Preto, entre os dias 15 e 17 de março.

Para o chefe do SVR, Felipe Iani, receber o grupo na Funed é essencial para que eles possam ver de perto como é feito o trabalho de vigilância genômica e metagenômica do Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG). “Estamos envolvidos em um grande projeto, que tem a duração de cinco anos, que financia insumos e equipamentos para as atividades de sequenciamento genético, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e com o Ministério da Saúde (MS). Assim, poder mostrar os nossos laboratórios, nossa equipe e como chegamos aos resultados que estão sendo apresentados ao longo do projeto, nos aproxima ainda mais dos principais envolvidos neste trabalho”, reforça Felipe Iani. Durante a visita, o grupo demonstrou interesse ao percorrer os laboratórios e disse ter gostado do que foi apresentado pelo chefe do SRV.

 

O evento
Felipe Iani também participou do Annual Meeting Agenda of United World Antiviral Research Network, a convite da organização, e apresentou os resultados das pesquisas na Funed, bem como os futuros projetos na área. Entre os principais pontos levantados, estão a qualidade e quantidade de genomas completos de vírus gerados no Lacen-MG. E, como planos futuros, utilizar mais a abordagem “one health”, incluindo mais amostras de animais, vetores e ambiental.

O grupo de pesquisa The United World Antiviral Research Network (UWARN) se reuniu em Ouro Preto, entre os dias 15 e 17 de março, sob a organização do pesquisador titular da Fiocruz e Farmacêutico pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Luiz Alcântara. O projeto é financiado pelo National Institute of Allergy and Infectious Diseases, do National Institutes of Health. O grupo de pesquisa é constituído por cientistas de diversos países e o projeto trabalha com vigilância genômica, por meio do sequenciamento do genoma de vírus e da análise de suas características. A reunião tem como objetivo apresentar os resultados do projeto após quatro anos, do seus cinco anos de existência, e planejar a continuidade por mais cinco anos.

 

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 17 de março de 2023 15:56