Funed participa de treinamento sobre sequenciamento de SARS-CoV-2

A convite da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública, do Ministério da Saúde, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) participou, entre os dias 8 e 12 de maio, de um treinamento de Sequenciamento de SARS-CoV-2. A capacitação ocorreu no Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

O evento teve como objetivo capacitar os profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública para a utilização do Protocolo COVIDSeq Illumina Test, com adaptações realizadas pela Rede de Vigilância Genômica da Fiocruz. André Leal, referência técnica em vírus respiratórios do Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR) da Funed, e Natália Guimarães, prestadora de serviço da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que também atua no SVR, representaram a Fundação no curso.

Segundo André Leal, o treinamento serviu para harmonizar os procedimentos adotados pelos 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) no Brasil, coordenados pela referência nacional, que é a Fiocruz do Rio de Janeiro. “Foi uma semana muito rica, cheia de troca de experiências e oportunidades para discutirmos o protocolo COVIDSeq. A capacitação pode melhorar o nosso trabalho, pois essa imersão durante uma semana no laboratório de referência nos permitiu perceber aonde acertamos e em quais os aspectos podemos aprimorar. Além disso, podemos nos atualizar sobre avanços relacionados ao GISAID (Global Initiative on Sharing All Influenza Data) e a melhor forma de utilizar determinadas ferramentas desse banco de dados”, destacou a referência técnica em vírus respiratórios da Funed.

A Funed sequenciou, até maio de 2023, 1.787 genomas de SARS-CoV-2. No GISAID, foram depositadas 8.495 sequências do estado de Minas Gerais a Funed foi responsável pelo depósito de 1.238 genomas completos nesse banco de dados.

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 16 de maio de 2023 10:44