Funed sedia o Workshop Fundação de Apoio

Na última sexta-feira, 26/5, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) sediou o Workshop Fundação de Apoio, organizado pelo Grupo dos Núcleos de Inovação Tecnológica das Instituições Públicas Estaduais de Minas Gerais – NITs Minas, integrado pela Funed, Hemominas, Fhemig, Epamig, Unimontes, Uemg e Feam.

O evento teve abertura do presidente da Fundação, Felipe Attiê, que reforçou a importância das fundações de apoio como fomentadoras de projetos de pesquisas. “A missão da Funed é preservar a saúde e a vida humana e, para que isso aconteça, é preciso que a mudança seja feita em conjunto. Estar aqui hoje, ao lado de representantes dos núcleos de inovação tecnológica das instituições públicas estaduais, é essencial para a troca de experiências e para um trabalho em conjunto, em prol de um estado mais desenvolvido”, disse. O presidente também ressaltou o papel das fundações nesse processo, uma vez que “elas podem destravar as nossas pesquisas e fomentar a nossa educação, a nossa ciência e a nossa tecnologia”.

Após a abertura, a professora do Serviço de Assistência Jurídica/SAJ e integrante da Coordenadoria de Inovação Tecnológica/CIT, da Unimontes, Talita Moran, falou sobre as principais questões sobre o relacionamento com as Fundações de Apoio e as perspectivas do Grupo NITs Minas, seus objetivos, desafios e eixos de atuação. Também falaram aos presentes o professor Roney Sindeaux, diretor técnico e de relações institucionais da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor); Ricardo Villarim, procurador na Advocacia Geral do Estado/MG, que convidou à frente a colega Tatiana Cúrcio, ex-procuradora da Funed, e Gláucia Anete, diretora de fomento à pesquisa e transferência de tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede/MG).

Encerrou as apresentações, o presidente da Fapemig, professor Paulo Sérgio Beirão. “É uma alegria estar em uma discussão como essa. Há muitos anos buscamos por essa integração das instituições de ciência, tecnologia e inovação, em busca do fortalecimento da C&T no estado de Minas Gerais”, reforçou.

O Workshop Fundações de Apoio foi coordenado, na Funed, pelo Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento (Nipac). “Foi um evento muito importante para reunirmos os atores envolvidos no processo e buscarmos soluções para que possamos ter nossos projetos apoiados pelas Fundações de Apoio com segurança jurídica e transparência. Quando envolvemos todos na discussão, podemos definir diretrizes conjuntas, dentro de um processo relativamente novo para o Estado. Sabemos que a solução não será alcançada com o fim do evento, mas a aproximação dos atores é apenas o começo para conseguirmos avançar nessa questão. Além disso, outras pautas da inovação serão discutidas e, em conjunto, poderemos operacionalizar vários institutos trazidos pelo Marco Legal de Inovação”, concluiu Bruno Castro, responsável pelo Nipac Funed.

Por Nayane Breder/DPD

Publicado em: 29 de maio de 2023 14:49