Funed participa de Semana Mundial do Alimento Seguro

No dia 7 de junho é comemorado o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. A data foi estabelecida no ano de 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO), junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), e tem o objetivo de chamar a atenção e inspirar ações que ajudem a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar. No ano passado, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) participou pela primeira vez do movimento em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com outras instituições. Em 2023, a parceria se mantém, tendo como tema da campanha “Normas Salvam Vidas”.

O servidor Milton Cabral de Vasconcelos Neto, da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), do Instituto Octávio Magalhães (IOM), irá representar a Funed nas atividades relacionadas à Semana Mundial do Alimento Seguro, organizada pela Faculdade de Farmácia da UFMG. O evento, aberto a todos os públicos, começou no domingo, dia 4 de junho com a ação “Domingo no Campus/UFMG”, onde foram apresentados vídeos e dinâmicas relacionados ao tema do movimento, sustentabilidade e desperdício de alimentos.

No dia 7, uma roda de conversa coordenada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e realizada pelo Grupo de Estudos em Risco e Resiliência em Segurança dos Alimentos (Gerrsal), conta com a participação de Milton Cabral, com um vídeo narrado e elaborado pelo mesmo, que será exibido durante a programação do evento. A ação, que acontece das 14h às 16h30, será transmitida ao vivo no canal do YouTube da UnifespClique aqui para ver a programação completa.

Para Milton, a participação da Funed na ação é excepcional, já que como Laboratório Central de Saúde Pública de Minas gerais (Lacen/MG), a Fundação está destinada a atuar em prol da proteção e promoção da saúde, por meio da verificação da qualidade de alimentos comercializados em atenção ao cumprimento das normas sanitárias. O servidor ressalta ainda que a Funed tem participado da formulação de regulamentos sanitários voltados para a oferta de alimentos seguros à população. Quanto à atuação no Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, o servidor ressalta que é o segundo ano em que a Funed participa de maneira colaborativa e que, devido à responsabilidade institucional com a saúde pública e pelo fato de Minas Gerais ser um estado culturalmente reconhecido pela culinária, é pretendido que essa participação ocorra nos anos futuros.

Milton comentou ainda sobre a importância de promover a participação da população em geral no evento. “Quanto à disponibilidade dos alimentos seguros, todos somos responsáveis em diferentes proporções. Os agricultores e produtores assumem responsabilidades ao estabelecer a melhor prática produtiva, os comerciantes em armazenar, acondicionar e comercializar os alimentos de maneira adequada, de forma a garantir sua qualidade sanitária e nutricional e, como consumidores, somos responsáveis por saber como consumir sem transformar o alimento em algo que possa nos prejudicar”, completa o servidor.

Por fim, Milton Cabral destacou a necessidade de que os consumidores tenham conhecimento das normas para que, assim, a construção de uma alimentação segura seja conjunta. “O objetivo das normas é promover e proteger a saúde. É garantir direitos ao acesso a alimentos com qualidade. Em outras palavras, é fazer com que, ao comprar um alimento, esse seja saudável e nutritivo. Mas a norma não pode ser igual a um livro que ninguém lê. É preciso que todos a conheçam e a compreendam”, reforçou.

Texto: Ana Luíza Adolfo, sob supervisão de Ana Paula Brum

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 05 de junho de 2023 13:34