Funed recebe pesquisadora da Universidade do Porto
A Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebeu, nas duas últimas semanas, 12 a 23 de junho, a pesquisadora Catarina Pacheco, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, de Portugal. A visita faz parte da parceria entre as duas instituições para o desenvolvimento do projeto “Medicamentos biológicos baseados em terapia gênica: da concepção científica à obtenção do produto final”, aprovado em chamada da Fapemig de 2022.
Catarina Pacheco é farmacêutica e aluna de doutorado na área de nanomedicina associada à neuro oncologia e integra a equipe do pesquisador Bruno Sarmento, na Universidade do Porto. Durante sua permanência na Funed, ela participou das atividades do Serviço de Desenvolvimento Tecnológico e Farmacêutico (SDTF), compartilhando conhecimentos com a equipe de pesquisa da área. Segundo a estudante, o que mais lhe chamou a atenção foi a organização dos laboratórios que ela visitou. “É tudo extremamente organizado e eu aprendi como realizar essa organização nos pequenos detalhes para que tudo corra bem nos processos”, destaca.
O projeto “Medicamentos biológicos baseados em terapia gênica: da concepção científica à obtenção do produto final” integra a Nanogene, rede de pesquisa coordenada pela Funed, por meio da DPD. As atividades realizadas por Catarina durante a estadia na Funed foram supervisionadas pela equipe da pesquisadora e diretora da DPD, Sílvia Fialho. “A experiência foi muito válida, pois a aplicação da nanomedicina no estudo de angiogênese em oncologia desenvolvidos pelo grupo do Dr. Bruno serão aplicados nos modelos de neovascularização ocular de nosso grupo de pesquisa. Aqui ela teve oportunidade de incorporar os conhecimentos relacionados aos modelos de angiogênese em membrana de ovo de galinha e animais, atividades realizadas no SDTF”, explica Sílvia.
A visitante agradeceu o acolhimento na Funed e espera ter a oportunidade de retornar. “As experiências vividas aqui serão essenciais para minhas atividades do doutorado relacionado ao estudo de nanossistemas e foi uma grande oportunidade poder estar com pessoas que já têm experiência na área, tanto na fase dos ensaios quanto na análise dos resultados”, finaliza.
Por Nayane Breder/DPD
Veja mais notícias de: Destaque
Publicado em: 26 de junho de 2023 16:14
Última atualização: 30 de junho de 2023 16:15