Mais um passo para a retomada dos soros
Funed conquista autorização para entrada nos EUA das bolsas de soro produzidas pela Fundação para análise da qualidade.
Foi concretizada, nessa terça-feira (29/8), mais uma etapa para a retomada da produção de soros antipeçonhentos, antirrábicos e antitetânicos na Fundação Ezequiel Dias (Funed), paralisada há quase sete anos. Após tratativas com a empresa alemã Sartorius, o presidente da Fundação, Felipe Attiê, conseguiu viabilizar a liberação, pelo Departamento de Agricultura dos EUA, das importações das bolsas de soro já produzidas pela Funed para avaliação da qualidade das mesmas.
Existem várias etapas para que a retomada da produção dos soros seja concretizada e uma delas é justamente a análise da qualidade do soro já produzido na Fundação. Essa validação é feita pela Sartorius – produtora e fornecedora das membranas filtrantes da fábrica de soros da Funed – em seu escritório em Porto Rico (EUA). A liberação não havia sido concretizada e a empresa alemã já havia esclarecido à Funed que aguardava a permissão do departamento americano para dar sequência ao processo.
Agora, com a autorização dos EUA, a Funed prepara toda a documentação necessária para o envio das bolsas de soro, pela Sartorius, para o exterior o mais breve possível. Segundo o presidente da Funed, a liberação do departamento americano é fruto de muito esforço. “Vamos trabalhar muito para voltar com os soros que fazem parte da história da Funed. Passamos por diversas dificuldades, mas esse é mais um pequeno passo para alcançarmos o topo da vitória dentro da instituição, com dignidade, humildade e competência”, reiterou.
Felipe Attiê também agradeceu o empenho da empresa Sartorius que, diante do problema, não mediu esforços. “Estou em contato direto com representantes da empresa, como o manager da Sartorius no Brasil, Rogério Mendes, e o manager na América Latina, Erick Sabido. Todos se empenharam veementemente para essa conquista”, afirmou.
Próximo passo
Vale ressaltar que a análise das bolsas pela Sartorius precede a inspeção conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Vigilância Sanitária Estadual (Visa-MG) para certificar a Funed com as Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Veja mais notícias de: Destaque
Publicado em: 30 de agosto de 2023 16:28
Última atualização: 30 de agosto de 2023 18:13