Mais um passo para a retomada dos soros

Funed conquista autorização para entrada nos EUA das bolsas de soro produzidas pela Fundação para análise da qualidade.

Foi concretizada, nessa terça-feira (29/8), mais uma etapa para a retomada da produção de soros antipeçonhentos, antirrábicos e antitetânicos na Fundação Ezequiel Dias (Funed), paralisada há quase sete anos. Após tratativas com a empresa alemã Sartorius, o presidente da Fundação, Felipe Attiê, conseguiu viabilizar a liberação, pelo Departamento de Agricultura dos EUA, das importações das bolsas de soro já produzidas pela Funed para avaliação da qualidade das mesmas.

Existem várias etapas para que a retomada da produção dos soros seja concretizada e uma delas é justamente a análise da qualidade do soro já produzido na Fundação. Essa validação é feita pela Sartorius – produtora e fornecedora das membranas filtrantes da fábrica de soros da Funed – em seu escritório em Porto Rico (EUA). A liberação não havia sido concretizada e a empresa alemã já havia esclarecido à Funed que aguardava a permissão do departamento americano para dar sequência ao processo.

Agora, com a autorização dos EUA, a Funed prepara toda a documentação necessária para o envio das bolsas de soro, pela Sartorius, para o exterior o mais breve possível. Segundo o presidente da Funed, a liberação do departamento americano é fruto de muito esforço. “Vamos trabalhar muito para voltar com os soros que fazem parte da história da Funed. Passamos por diversas dificuldades, mas esse é mais um pequeno passo para alcançarmos o topo da vitória dentro da instituição, com dignidade, humildade e competência”, reiterou.

Felipe Attiê também agradeceu o empenho da empresa Sartorius que, diante do problema, não mediu esforços. “Estou em contato direto com representantes da empresa, como o manager da Sartorius no Brasil, Rogério Mendes, e o manager na América Latina, Erick Sabido. Todos se empenharam veementemente para essa conquista”, afirmou.

Próximo passo
Vale ressaltar que a análise das bolsas pela Sartorius precede a inspeção conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Vigilância Sanitária Estadual (Visa-MG) para certificar a Funed com as Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Presidente da Funed, Felipe Attiê, em visita ao escritório da empresa Sartorius, em São Paulo, no dia 18 de agosto

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 30 de agosto de 2023 16:28

Última atualização: 30 de agosto de 2023 18:13