A Funed

Fundada em 1907, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) trabalha há mais de um século buscando soluções em saúde para o fortalecimento do SUS. Com três áreas de atuação, é referência na pesquisa científica a partir de venenos de serpentes, aranhas, escorpiões e abelhas, sendo reconhecida como um importante Instituto de Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais.

Com modernas unidades de produção de medicamentos e um dos maiores e mais bem equipados parques tecnológicos do Brasil, produz, com exclusividade na América Latina, a Talidomida, medicamento usado no tratamento da hanseníase e com alto potencial para tratamento de outras doenças, como o câncer. Mantém também a exclusividade no estado da produção de soros antipeçonhentos, antitóxicos e antivirais, além de ser o único laboratório público fornecedor da vacina contra meningite C para o Ministério da Saúde.

A Fundação Ezequiel Dias abriga ainda o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (Lacen-MG), composto por 42 laboratórios que realizam análises e exames de última geração para as vigilâncias sanitária, epidemiológica, ambiental e de saúde do trabalhador.

A Funed mantém o compromisso de oferecer produtos e serviços de alta qualidade para a população, o que pode ser comprovado por sua certificação ISO 9001, que abrange todas as atividades desenvolvidas na instituição. Além disso, tem sua competência técnica comprovada por meio da acreditação de ensaios na ABNT, NBR e ISO/IEC 17025.

Na estrutura governamental é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e age de forma integrada com as demais instituições que compõem o Sistema de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais: Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fundação Hemominas e Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG).


Missão:

  • Participar do fortalecimento do Sistema Único de Saúde, protegendo e promovendo a saúde.

Visão:

Oferecer produtos, serviços e promover inovação tecnológica, de forma tempestiva, para atendimento às necessidades do Sistema Único de Saúde, sendo reconhecida como uma Instituição de relevância em Saúde Pública no Estado de Minas Gerais, até 2026.

Valores:

  • Cooperação – Eficiência – Inovação – Transparência – Competência – Compromisso – Constância de propósito – Ética – Qualidade

Assista ao vídeo institucional da Fundação


Acesse o Estatuto da Funed, conforme Decreto n.º 47.910, de 7 de abril de 2020.