Acidente com animal peçonhento

 

Em caso de acidente com animais peçonhentos, siga as seguintes instruções:

Soros antipeçonhentos e antitóxicos

Medicamentos imunobiológicos produzidos para o atendimento aos acidentes por animais peçonhentos ocorridos no âmbito nacional. Em Minas, a Funed é a única produtora dos soros antivenenosos. A produção contempla oito tipos de soros: cinco antiofídicos, um antiescorpiônico, um antitetânico e um antirábico. Eles são produzidos na Funed, enviados ao Ministério da Saúde e distribuídos gratuitamente em todo território nacional para utilização restrita no ambiente hospitalar.

Atualmente, a Funed atende ao Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde fornecendo soros antipeçonhentos e antitóxicos, representando cerca de 35% da demanda nacional.

A aplicação do soro no paciente picado pelo animal peçonhento é gratuita, realizada somente em ambiente hospitalar, por pessoal devidamente treinado, em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A lista dos hospitais onde são aplicados os soros pode ser acessada abaixo.

 Valor do Serviço: Gratuito

Órgãos responsáveis: Fundação Ezequiel Dias

Quem pode utilizar este serviço: População em geral

Como posso utilizar o serviço: o paciente deve ser levado urgentemente a uma unidade  de saúde. Acesse aqui as unidades de saúde em Minas Gerais.

Quanto tempo leva: o atendimento ao paciente deve ser urgente

Legislação/ documentos: documentação pessoal de identificação sempre que possível para ser apresentado na unidade hospitalar

EnglishPortuguêsEspañol
Acessibilidade