Análise laboratorial de doenças diarreicas agudas causadas por bactérias

Descrição do serviço: diagnóstico Laboratorial de Doenças Diarreicas Agudas (DDA) causadas por bactérias. As DDA caracterizam-se pela diminuição da consistência das fezes, aumento do número de evacuações, com fezes aquosas; em alguns casos, há presença de muco e sangue (disenteria). São autolimitadas, com duração de até 14 dias. Podem ser classificadas em três tipos: diarreia sem desidratação; diarreia com desidratação; e diarreia com desidratação grave. Quando tratadas incorretamente ou não tratadas, podem levar à desidratação grave e ao distúrbio hidroeletrolítico, podendo ocorrer óbito, principalmente quando associadas à desnutrição.

O diagnóstico das causas etiológicas da DDA causada por bactérias é laboratorial, por meio do exame de cultura de bactérias em amostras de fezes. O diagnóstico laboratorial é importante para que seja conhecido o padrão dos agentes etiológicos circulantes sendo imprescindível, na vigência de surtos para orientar as medidas de prevenção e controle, nesse caso, recomenda-se a pesquisa laboratorial para todos os possíveis agentes etiológicos.

Os exames realizados na Funed para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de Doenças Diarreicas Agudas causadas por bactérias são:

Coprocultura – é a cultura para pesquisa de bactérias em amostras de fezes. É considerada padrão ouro para diagnóstico de Doenças Diarreicas Agudas causadas por bactérias, por ter alto grau de especificidade. Tem como objetivo o isolamento da bactéria para identificação da espécie, teste de sensibilidade (antibiograma).

Teste de sensibilidade (Antibiograma) – Um antibiograma é um ensaio capaz de medir a susceptibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos por meio do espectro de sensibilidade observados na placa de cultura. É, por definição, um teste de sensibilidade in vitro.

Mais informações sobre os procedimentos técnicos para coleta de amostras, fluxos laboratoriais, detalhamento sobre conservação e transporte de amostras, bem como dados sobre os principais exames realizados para diagnóstico das meningites bacterianas e meningococcemia, encontram-se no manual de coleta, acondicionamento e transporte de material biológico disponível no site da Funed no link Publicações>Manuais.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Quem pode utilizar este serviço: todos os usuários do SUS, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

Como utilizar o serviço:

1ª etapa: no aparecimento dos primeiros sintomas, o usuário do SUS deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: confirmada a suspeita da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame.

3ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado (fezes in natura ou swab fecal em meio cary-blair ou swab retal em meio cary-blair) será encaminhado a Funed.

4ª etapa: a Funed irá realizar o exame e disponibilizará o resultado por computador via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

5ª etapa: procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para buscar o resultado (a responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante)

Quanto tempo leva: a partir do dia em que a amostra é entregue a Funed, os resultados dos exames serão liberados em até 16 dias úteis.

Em caso de alguma adversidade ou necessidade de realizar algum exame extra para esclarecer o diagnóstico, este prazo poderá ser alterado.

Legislação/documentos: ficha de notificação/investigação de Cólera ou Síndrome Hemolítica Urêmica do sistema de informação de agravos de notificação (SINAN) ou ficha específica para encaminhamento de amostras.

Dúvidas frequentes:

A Funed faz coleta de amostras?

Não, a coleta de amostras para os exames realizados pela Funed é realizada nas unidades de saúde.

A Funed recebe fezes in natura com mais de 24 horas contados a partir da data da coleta?

Não. Caso não seja possível encaminhar a amostra de fezes in natura no mesmo dia da coleta, introduzir o swab nas fezes colhidas em frasco estéril e acondicionar o swab no meio de transporte Cary-Blair (viabilidade de até 7 dias sob refrigeração).

 

A Funed entrega resultados de exames?

Não, o resultado dos exames é entregue pela Funed por computador via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.