Análise para diagnóstico de brucelose

 

Descrição do serviço: Realizar análise para o diagnóstico da brucelose – doença que pode ser transmitida aos humanos pelo consumo de leite não pasteurizado; produtos lácteos contaminados, como queijo e manteiga; e carne mal passada ou crua. Também pode ser transmitida pelo contato direto ou indireto com animais infectados; por via respiratória, com a inalação de bactérias em ambientes contaminados e, ainda, a inoculação vacinal acidental do patógeno, pela vacina animal (Brucella abortus cepas B19 e RB51). Outras formas de transmissão, como sexual, congênita ou a partir de transfusão sanguínea e transplantes de órgãos ou tecidos são raras, mas podem ocorrer.

Alguns dos sinais e sintomas mais comuns são: febre, mal-estar, sudorese, calafrios, fraqueza, cansaço, perda de peso e dores de cabeça, no abdômen e nas costas.

Valor do serviço: Gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Quem pode utilizar este serviço: Todos os usuários do SUS, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

Como utilizar o serviço:

1ª etapa: No aparecimento dos primeiros sintomas, o cidadão deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: Confirmada a suspeita da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame.

3ª etapa: A coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado será encaminhado para a Funed.

4ª etapa: A Funed irá realizar o exame e disponibilizará o resultado via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

5ª etapa: Procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para buscar o resultado (a responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante).

Quanto tempo leva: A Funed encaminha a amostra para um laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde. A partir do dia em que a amostra é entregue na Funed, seu envio ao laboratório credenciado é programado na transportadora e o prazo de liberação do resultado é determinado pelo laboratório executor.

Legislação/ documentos: Solicitação médica da unidade de saúde.

Dúvidas frequentes:

A Funed faz coleta de amostras?

Não, a coleta de amostras para os exames realizados pela Funed é realizada nas unidades de saúde.

A Funed entrega resultados de exames?

Não, o resultado dos exames é encaminhado pela Funed via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.