Ciência em Movimento

Nos últimos 10 anos, a Funed realizou vários projetos de comunicação pública da ciência, que suscitaram, em 2012, na criação do Programa Ciência em Movimento (PCM). O PCM viaja pelos municípios mineiros em um caminhão que leva conhecimento científico e tecnológico, através de linguagem lúdica e popular, estabelecendo uma relação de diálogo entre os pesquisadores e a sociedade e entre ciência, saúde e cultura.

Caminhão do PCM que percorre as cidades mineiras. Foto: ACS/Funed

O objetivo do programa é promover atividades de popularização da ciência, proporcionando um intercâmbio entre ciência, saúde e meio ambiente, com exposições interativas de temas relacionados às diversas áreas de atuação da Funed. Os temas são trabalhados de modo que os assuntos e atividades não se restrinjam à compreensão de conteúdos conceituais, mas que estabeleçam uma ponte com questões presentes no cotidiano da população e despertem o interesse pela ciência. As exposições são agendadas diretamente com os municípios e ocorrem durante todo o ano, com duração de dois a três dias cada. Constituem nichos expositivos do programa: animais peçonhentos; biotecnologia e suas aplicações; produção de soros antipeçonhentos; análises de alimentos; dengue; leishmaniose; e história da saúde pública no Brasil.

Crianças visitam programa Ciência em Movimento. Foto: PCM/Funed

São estabelecidas parcerias entre a Funed, universidades, prefeituras, secretarias municipais de educação, de cultura e de saúde, no sentido de viabilizar condições de infraestrutura local para a realização das atividades e divulgação dos eventos. Estas parcerias representam uma oportunidade para a capacitação de estudantes e profissionais locais, através da formação de voluntários que atuam como mediadores nas exposições e nas oficinas. Com isso, o Programa Ciência em Movimento contribui para a formação de multiplicadores do conhecimento nas cidades por onde passa. Os visitantes do Programa Ciência em Movimento, além de conhecerem os espaços expositivos constituídos por maquetes, painéis e réplicas, participam de jogos educativos. Dessa forma, o Programa Ciência em Movimento possui participação ativa no processo de divulgação científica, colaborando na melhoria da qualidade do ensino de ciências em todos os níveis e contribuindo para a formação de recursos humanos.

Crianças se divertem e conhecem o Programa Ciência em Movimento de forma lúdica. Foto: PCM/Funed

Acesse aqui e saiba como levar o Programa Ciência em Movimento à sua cidade.