Covid – Pesquisa e Divulgação Científica

Projetos aprovados no Programa Emergencial de Apoio a Ações de Enfrentamento da Pandemia Causada pelo Novo Coronavírus, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig):

 

Uso de ferramenta molecular e desenvolvimento de soro heterólogo anti-Sars-Cov-2 como estratégia de enfrentamento à Covid-19:

Vários estudos têm demonstrado que a administração passiva de anticorpos policlonais pode melhorar a taxa de sobrevida em infecções virais graves, sendo vista como uma estratégia promissora para o enfretamento ao Covid-19 e controle de futuros surtos.  Este projeto é coordenado pelo pesquisador Sérgio Caldas, será desenvolvido em conjunto com as Diretorias Industrial e do Instituto Octávio Magalhães e tem como potencial impacto e relevância o uso de recursos de infraestrutura e expertise já disponíveis na instituição para o desenvolvimento de uma alternativa terapêutica ainda não proposta no contexto da atual pandemia.

Teste rápido com o biossensor para a Covid-19:

Tem o objetivo de preencher a lacuna entre os dois testes existentes: o molecular, que detecta o componente genético do vírus na amostra; e o teste imunológico, que detecta os anticorpos IgM e IgG no soro de paciente. O biossensor recebe um anticorpo específico para o coronavírus tipo 2, sendo capaz de detectar os vírus presentes nas amostras dos pacientes. Essas amostras podem ser swabs nasais e orais, saliva e soro. Uma gota de amostra depositada no biossensor e dez minutos de incubação são suficientes para obter o resultado. O diferencial esperado para este teste é detectar proteínas virais nas amostras antes mesmo dos sintomas aparecerem. Essa detecção precoce é de fundamental importância para definir estratégias de controle da pandemia, como mapeamento dos locais com necessidade de lockdown, isolamento social mais rígido e também sobre onde já se pode iniciar o retorno das atividades sociais.

 

Popularização da Ciência:

Confira abaixo posts sobre a Covid-19 publicados nas redes sociais da Fundação (@FunedMG):

O que são Vírus

Assintomáticos e pré-sintomáticos

Estudos clínicos

Lavagem das mãos

Vacinas para Covid-19