Transparência na Gestão

 

 

O SUS de todos nós

Vanderlei Machado – Presidente da Fundação Ezequiel Dias – Funed (artigo publicado no caderno Opinião, do Jornal Estado de Minas, em 4 de dezembro de 2018.)

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) viu o Sistema Único de Saúde (SUS) ser fundado. Naquele ano de 1988, quando a Constituição Federal formalizou a criação do SUS, a Funed já prestava diversos serviços no âmbito da Saúde Pública. Neste ano em que o SUS completa 30 anos de existência, há muito o que celebrar e um caminho ainda longo a percorrer.

Em Minas Gerais, esta celebração passa necessariamente pela atuação da Funed que, ao longo de seus 111 anos, vem prestando serviços que a população nem sabe que fazem parte do SUS. É importante que cada cidadão mineiro perceba que, mesmo para quem tem plano de saúde privado, existem serviços que apenas o SUS poderá prestar.

Entre esses serviços está a vigilância sanitária – conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos e agravos à saúde e de intervir nos problemas sanitários presentes no meio ambiente, na produção e na circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde. A Funed realiza o monitoramento da qualidade de alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos para saúde, entre outros.

A qualidade da água para uso e consumo humano e para uso em serviço de hemodiálise públicos e privados também é analisada pela Fundação. E o alimento que chega à mesa do mineiro, antes, passa pela Funed, para que seja verificado se ele contém a quantidade aceitável de agrotóxicos.

Da mesma forma, a Fundação se ocupa de ações que promovem a detecção e a prevenção de doenças transmissíveis à saúde e seus fatores de risco, tendo como objetivo principal fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde. Este trabalho faz parte da vigilância epidemiológica. A Funed realiza análises para mais de 40 doenças (como dengue, sarampo, febre maculosa, AIDS), que auxiliam medidas (tratamento clínico, vacinações etc.) tomadas por outras instituições envolvidas.

Na produção de medicamentos, a Fundação é o único órgão do país que produz a Talidomida, medicamento distribuído pelo Ministério da Saúde e usado para tratamento da hanseníase, de alguns tipos de câncer e do lúpus.

Um trabalho essencial feito pelos servidores da Funed são suas múltiplas pesquisas. Esse conhecimento produzido com recurso público retorna à sociedade por meio de estudos, patentes, soluções inovadoras e melhores serviços. Entretanto, esse braço não funciona de forma isolada: a formação de profissionais qualificados está diretamente relacionada a esta tarefa. Por isso, em 2019, a Funed terá a sua primeira turma do Mestrado Profissional em Biotecnologia.

A Funed também é responsável por um trabalho de popularização da ciência pioneiro em Minas. O Programa Ciência em Movimento viaja a cada canto do estado com o objetivo de difundir o conhecimento científico e tecnológico por meio de linguagem lúdica e popular. O projeto é o único em Minas Gerais que leva à população informações para o controle dos acidentes por animais peçonhentos e sobre doenças negligenciadas, como a leishmaniose.

É por tudo isso que não podemos deixar de celebrar os 30 anos do SUS. Mesmo que o Sistema ainda não funcione com os recursos necessários, e ainda não atenda plenamente às diretrizes de descentralização, atendimento integral e participação da comunidade, o SUS é fundamental para toda a população e precisa se fortalecer.

Essa consolidação passa por conhecer, reconhecer e investir nos serviços do SUS em Minas. A Funed, a nossa Fundação, é parte essencial desse sistema, por isso trabalhamos por um SUS cada vez mais forte, ativo e valorizado; afinal, o SUS é de todos nós.

 

Pode entrar, a casa é sua!

Servidores da porta da Funed, na comemoração dos 111 anos da instituição. Foto: Leo Noronha

Novo layout, mais notícias, mais informação e interatividade. Estas são algumas das características da nova comunicação digital da Fundação Ezequiel Dias, que aproveitou o período eleitoral, em que a legislação determina que as instituições públicas retirem do ar suas redes sociais e conteúdo de notícias do site, para desenvolver um novo site e reestruturar suas redes sociais.

Além das notícias sobre as atividades desenvolvidas na Fundação, o internauta irá encontrar em nossas páginas informações de interesse público, como cuidados para prevenção de doenças, alertas de determinados sintomas, análises de alimentos, saneantes e cosméticos, desenvolvimento de pesquisas para o SUS e fornecimento de vacina, soros e medicamentos. Poderá, também, solicitar visitas à Funed e do Programa Ciência em Movimento em sua cidade, acessar a Sala de Imprensa e consultar nosso banco de coleções científicas e acervo de publicações, guias e manuais.

O Facebook, o Twitter, o Instagram e o Youtube retornaram de cara nova, mais interativos e com um número ainda maior e regular de postagens para que servidores, colaboradores e cidadãos possam acompanhar as novidades da nossa Fundação.

O site da Funed recebeu, no ano de 2017, mais de 2 milhões de visitas. Já nos primeiros meses de 2018, antes das restrições eleitorais, a média saltou para mais de 350 mil acessos mensais. Pensando neste crescente público virtual, a Fundação Ezequiel Dias trabalhou na reformulação de seu site institucional com o objetivo de torná-lo mais dinâmico, com mais conteúdo e fácil navegação. É uma nova fachada da Funed para o cidadão. Entre e fique à vontade!

Prof. Vanderlei Machado

Presidente da Funed

 

Publicado em 29/10/2018

Acessibilidade