Ciência em Movimento visita Januária de 9 a 12 de abril

Os moradores de Januária, no Norte de Minas, poderão visitar o Programa Ciência em Movimento, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), entre os dias 9 e 12 de abril. Com o apoio da Fundação Caio Martins (Fucam), as exposições acontecerão no Centro Educacional de Januária (CEJ). Só no ano passado, o Programa, criado em 2012, visitou mais de 21 cidades mineiras, de todas as regiões do estado.

Com o objetivo de difundir o conhecimento científico e tecnológico por meio de linguagem lúdica e popular, o Programa conta a história da Funed e aborda temas relacionados a serpentes, aracnídeos e abelhas, além de utilizar jogos diversos inerentes aos temas expostos.

Situado às margens do rio São Francisco, o município de Januária é famoso pela produção de cachaça, pelo artesanato e pela cultura, com destaque para a Folia de Reis. Segundo o IBGE, sua população estimada em 2016 era de 68.420 habitantes.

Sobre a origem do atual nome, há várias versões. De acordo com a Prefeitura da cidade, a versão oficial está relacionada a Januário Cardoso, atuante fazendeiro da região e proprietário da fazenda Itapiraçaba, localizada onde hoje se encontra o município. Outras versões, porém, atribuem o nome a uma homenagem à Princesa Januária, irmã do Imperador Pedro II, e, ainda, à escrava Januária que, fugindo do cativeiro, teria se instalado no Porto do Salgado, estabelecendo ali uma estalagem, onde os barqueiros e tropeiros do povoado se encontravam.

O Programa Ciência em Movimento é pioneiro em Minas Gerais e o único que promove a troca de informações fundamentais para o controle dos acidentes por animais peçonhentos, agravo identificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença negligenciada. Dessa forma, a Funed se aproxima do cidadão e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.

Programação

Local: Centro Educacional de Januária – Fundação Caio Martins (CEJ/Fucam)

Endereço: Alameda Cel. Manoel José de Almeida – s/n.

Atividades: palestras sobre animais peçonhentos; história da Funed; videoteca; oficina de serpentes/dengue e; jogos.

Data e Horário:

9/4 – 13h às 17h

10 e 11/4 – 8h às 12h – 13h às 17h

12/4 – 8h às 12h

 

Daniel Nolasco

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 8 de abril de 2019 - 10:20