Funed mantém certificação ISO 9001/2015

No dia 29 de novembro, foi encerrada a auditoria de manutenção na norma ISO 9001/2015 na Fundação Ezequiel Dias (Funed). O processo manteve o mesmo escopo de avaliação e foi concluído com 100% de aproveitamento, sem nenhuma não conformidade maior ou menor, mas com diversos pontos positivos apontados pelo auditor.

Helen Ferraz de Aquino, da Unidade de Gestão do Sistema da Qualidade (UGSQ), agradeceu o empenho de todos os setores auditados e da equipe da Qualidade envolvida diretamente no processo. Em seguida, o auditor Wyuk Ramos, da Fundação Vansolini, empresa certificadora responsável pelo processo, fez o repasse, relatando os pontos principais observados durante três dias de auditoria.

Em geral, o auditor destacou que o processo transcorreu de forma tranquila e muito positiva, principalmente porque a Funed não teve nenhuma não-conformidade maior ou menor apontada. Ele lembrou que esta auditoria fecha um ciclo de três anos de avaliação, do qual ele participou pessoalmente. “Claro que este ciclo não se encerra aqui, mas quando a recertificação começa. De toda forma, é gratificante ver o crescimento e o amadurecimento do sistema de gestão da Funed nesse período”, avaliou Wyuk.

O auditor também falou sobre a importância de saber lidar com os riscos como algo natural e presente em qualquer instituição. “É fundamental perceber o risco como algo maior, não como questões pontuais e isoladas. Não temos a obrigação de mapear todos os riscos presentes na instituição, até porque isso não é factível”, explica.

Em seguida, o auditor destacou os pontos fortes que foram apontados durante a auditoria:

• O envolvimento e apoio da Direção
  • A atuação do setor da Qualidade (UGSQ)
  • A participação do setor de Serviço de Manutenção e Calibração
  • A avaliação do Serviço da Qualidade da Diretoria Industrial
  • A atuação da Qualidade da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães
  • O compromisso do Serviço de Virologia e Riquetsioses
  • A multiplicidade de sistemas e softwares que compõem o Sistema de Gestão como um todo
  • A gestão de indicadores
  • A gestão documental
  • O calendário de treinamentos
  • O processo de rastreabilidade presente em todos os laboratórios da amostragem
  • A capacidade do Sistema de Gestão da Qualidade de alcançar os objetivos esperados

Além das indicações pontuais, o auditor sublinhou o processo de análise crítica feito junto à vice-presidência. “O conhecimento do vice-presidente Prof. Claudiney facilitou muito o processo e demonstrou o quanto ele conhece e apoia os processos de gestão da Funed”, afirmou.

O auditor também declarou que a Funed demonstrou grande amadurecimento durante todos esses anos e, em função da complexidade e da diversidade dos serviços prestados pela Fundação, a Instituição é uma referência para o estado. “Em consonância com todos os pontos relatados, nós recomendamos a Manutenção da Certificação da ISO 9001:2015 do sistema de gestão da Funed”, ratificou Wyuk.

O Assessor-chefe do Departamento da Qualidade Leandro Correa Passos, reforçou o agradecimentos a todas as pessoas envolvidas na auditoria e lembrou que é preciso seguir sempre atento aos avanços já conquistados. “É gratificante ouvir um retorno como esse e saber que o esforço de todos os servidores foi reconhecido com a manutenção da certificação. Quando passamos por uma auditoria já começamos a pensar nas oportunidades para o período seguinte, pois é fundamental manter o foco na melhoria contínua”, afirmou Leandro.

O vice-presidente da Funed, Claudiney Ferreira, parabenizou todos os servidores por mais esta conquista. “Estou certo de que a manutenção da certificação é resultado de um trabalho contínuo feito pelas pessoas que compõem este sistema de gestão, que trabalham de forma a oferecer o melhor serviço à população, que é quem usa os serviço da Funed na ponta. Agradecemos o compromisso e a atenção de todos os envolvidos, contém sempre conosco”, declara Claudiney.

Publicado em: 04 de dezembro de 2018 14:28

Última atualização: 05 de outubro de 2022 18:54