Mestrado: Capes aprova curso de pós-graduação da Funed

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai iniciar 2019 prestando mais um serviço à saúde pública brasileira: a formação de recursos humanos altamente qualificados para atuação em setores produtivos e instituições de ciência e tecnologia de base tecnológica. É que o curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia da instituição foi aprovado em outubro pela a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC) responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todo o país, e deve começar a funcionar já no ano que vem.

O Mestrado em Biotecnologia da Funed possui como área de concentração a Biotecnologia em Saúde, com duas linhas de pesquisa: Bioensaios e Métodos de Diagnóstico, e Bioprodutos. O edital do primeiro processo seletivo será publicado em breve. A ideia é selecionar anualmente cerca de 20 alunos, que deverão passar por processo seletivo em ampla concorrência.

Em seu mestrado, a Funed formará profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento de produtos, processos e novas técnicas de análise e diagnóstico. O egresso do novo curso estará também capacitado para atuar em empresas e instituições de ciência e tecnologia na área de saúde.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Rodrigo Leite, acredita que esta é mais uma importante conquista para a Fundação e para a Saúde Pública de forma geral. O mestrado oficializa um trabalho de formação já exercido pelos pesquisadores da Funed, que atuam como coorientadores de alunos de outros programas de pós-graduação e realizam suas pesquisas nos laboratórios da Instituição. “Com este mestrado, nossos pesquisadores passam a ser orientadores de alunos formados aqui na Funed e a Fundação ergue mais um pilar para sua consolidação como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT): formar pessoas que contribuirão com desenvolvimento científico-tecnológico em Saúde”, explica o diretor da DPD.

Texto: Vivian Teixeira

Publicado em: 24 de outubro de 2018 11:53