Startup da Funed selecionada em programa de aceleração que busca soluções inovadoras

A CELLtype – startup da Funed que nasceu dos projetos de pesquisa realizados no Serviço de Biologia Celular (SBC) – foi selecionada para participar do programa de aceleração Artemisia Lab, voltado a negócios que envolvem a superação de desafios na área de Saúde Pública e que irá potencializar negócios de impacto social com soluções inovadoras.

A CELLtype trabalha com marcadores celulares para determinar a identidade dos tumores humanos, para então indicar o melhor tratamento a ser seguido. Luciana Silva, pesquisadora do SBC e uma das fundadoras da startup, explica que a intenção é desenvolver um kit que permita direcionar a escolha do tratamento quimioterápico mais adequado, levando em consideração o perfil das populações celulares que compõe o tumor de cada paciente. “O kit de previsão de quimioterapia está em estágio de desenvolvimento, sendo inicialmente testado para câncer de mama. Estudos do nosso grupo identificaram tipos celulares que respondem de maneira distinta aos quimioterápicos. A maior ou menor presença desses tipos celulares no tumor pode atribuir caraterística sensível ou resistente e é esta informação que desejamos transformar em um exame que possa direcionar a escolha da quimioterapia adequada”, explica a pesquisadora. Luciana esclarece, ainda, que estes resultados foram obtidos em modelos in vitro e que agora o grupo precisa validar esta informação em um estudo com amostras clínicas.

As atividades previstas para o programa de aceleração, com duração de seis semanas, são workshops presenciais e webinares temáticos. A equipe da  CELLtype ainda é formada pelas pesquisadoras Aline Brito de Lima e Milene Pereira Moreira, Marcelo Rocha no setor de bioinformática e Norival Lima na área de gestão. O grupo espera que esta participação proporcione grande crescimento e amadurecimento do negócio e ampliação das redes de contato. “Acreditamos que o programa contribuirá muito na busca por parcerias de desenvolvimento. Além disso, gerar impacto social positivo por meio da melhora da qualidade de vida de pacientes com câncer é uma das propostas de valor da CELLtype, que está em sinergia com a missão da Artemisia de identificar e potencializar uma nova geração de empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo”, afirma Luciana.

Foto: Freepik

 

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 06 de novembro de 2018 14:37

Última atualização: 05 de outubro de 2022 18:54