Doença de Chagas

 

Descrição do serviço: análise para diagnóstico de doença de Chagas – doença parasitária causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Na clínica da doença, observam-se duas fases: aguda, podendo ou não ser identificada, e que evolui para fase crônica. As principais formas transmissão da doença de Chagas são por meio das fezes do inseto (infectado) conhecido como barbeiro, transfusão de sangue, por via congênita (quando mulheres grávidas infectadas transmitem a doença para o feto), e, mais recentemente, a transmissão por via oral, por meio da ingestão de alimentos contaminados.

O médico poderá suspeitar da doença de Chagas nos casos em que o paciente apresente quadro clínico sugestivo, na presença de dados epidemiológicos compatíveis tais como: residente ou visitante de área com ocorrência de triatomíneos (barbeiro); ou antecedente recente de transfusão sanguínea ou transplante de órgão; ou ingestão de alimento suspeito de contaminação pelo T.cruzi; ou recém-nascido de mãe infectada.

A Funed realiza diagnóstico laboratorial para doença de Chagas em indivíduos com suspeita clínica e/ou epidemiológica para a doença. São realizadas pesquisa de anticorpos das classes IgM e IgG anti-T. cruzi, exames parasitológicos diretos e exames de biologia molecular.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde

Quem pode utilizar este serviço: todos os cidadãos, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

Como utilizar o serviço:

1ª etapa: o usuário do SUS no aparecimento dos primeiros sintomas, ou com histórico familiar de doença de Chagas, ou ainda com contato direto com triatomíneos, deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: confirmada a suspeita clínica e/ou epidemiológica da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame.

3ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado será encaminhado ao laboratório de referência do município, laboratório de apoio do estado ou Funed de acordo com fluxo do município.

4ª etapa: após a realização do exame o resultado será disponibilizado para a unidade de saúde solicitante via sistema de informação (GAL) ou formulário próprio do laboratório executor.

5ª etapa: o usuário do SUS deve procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para ter acesso ao resultado (a responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante).

Quanto tempo leva: A partir do dia em que a amostra é entregue na Funed, o resultado é liberado em até 11 dias úteis.

Em caso de alguma adversidade ou necessidade de realizar algum exame extra para esclarecer o diagnóstico, este prazo poderá ser alterado.

Legislação/ documentos: consenso de doença de Chagas, 2015. /Solicitação médica da unidade de saúde.

Dúvidas frequentes:

A Funed faz coleta de amostras?

Não, a coleta de amostras para os exames realizados pela Funed é realizada nas unidades de saúde.

A Funed entrega resultados de exames?

Não, o resultado dos exames é entregue pela Funed via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

O que devo fazer se encontrar um barbeiro?

Deve procurar uma unidade de saúde e se possível levar o barbeiro