Doença de Lyme

 

Descrição do serviço: realizar análise para o diagnóstico da doença de Lyme brasileira – doença causada pela Borrelia burgdorferi, espécie de bactéria transmitida pelo carrapto, que transmite a doença. A transmissão ocorre se o carrapato ficar grudado à pele por pelo menos 24 horas. A doença de Lyme caracteriza-se, em sua fase inicial, por uma mancha vermelha (eritema) ao redor da área picada. Conforme ela se agrava, essa mancha se espalha por todo o corpo. Os sintomas podem ser mal-estar, febre, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, que podem durar várias semanas ou mais, o que leva a doença de Lyme a ser constantemente confundida com reumatismo e febre reumática.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Quem pode utilizar este serviço: todos os usuários do SUS, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

Como utilizar o serviço:

1ª etapa: no aparecimento dos primeiros sintomas, o cidadão deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: confirmada a suspeita da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame.

3ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado será encaminhado para a Funed.

4ª etapa: a Funed irá realizar o exame e disponibilizará o resultado via sistema de informação do Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

5ª etapa: procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para buscar o resultado (a responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante).

Quanto tempo leva: a Funed encaminha a amostra para um laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde. A partir do dia em que a amostra é entregue na Funed, seu envio ao laboratório credenciado é programado via transportadora e o prazo de liberação do resultado é determinado pelo laboratório executor.

Legislação/ documentos: solicitação médica da unidade de saúde

Dúvidas frequentes:

A Funed faz coleta de amostras?

Não, a coleta de amostras para os exames realizados pela Funed é realizada nas unidades de saúde.

A Funed entrega resultados de exames?

Não, o resultado dos exames é encaminhado pela Funed via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.