Doenças priônicas (Doença de Creutzfeldt–Jakob)

Descrição do serviço: realizar análise para o diagnóstico da Doença de Creutzfeldt–Jakob (DCJ) – Encefalopatia Espongiforme Transmissível Humana que ataca o sistema nervoso central, sendo de rápida evolução e fatal. Caracteriza-se por uma desordem cerebral com perda de memória e tremores, sendo mais comum a forma esporádica, que inicia entre 55 e 70 anos de idade. A maioria dos casos de DCJ apresenta-se de forma esporádica (85%), sem nenhuma associação de transmissibilidade.  Cerca de 10% a 15% dos casos da doença surgem devido a uma mutação hereditária no príon (o agente etiológico responsável pela DCJ é uma partícula proteinácea infectante denominada ‘‘prion”) e as demais formas estão relacionadas a procedimentos neurocirúrgicos (forma iatrogênica) ou ao consumo de carne bovina oriunda de animal portador da Encefalopatia Espongiforme Bovina – EEB, mais conhecida popularmente como “doença da vaca louca”.

Os sintomas envolvem manifestações psiquiátricas e perturbações sensoriais, seguidos de demência, movimentos involuntários, incontinência urinária, desorientação espacial e temporal, dificuldade de comunicação e de movimentação.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Quem pode utilizar este serviço: todos os usuários do SUS, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

Como utilizar o serviço:

1ª etapa: no aparecimento dos primeiros sintomas, o cidadão deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: confirmada a suspeita da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame.

3ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado será encaminhado para a Funed.

4ª etapa: a Funed irá realizar o exame e disponibilizará o resultado via sistema de informação do Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

5ª etapa: procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para buscar o resultado (a responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante).

Quanto tempo leva: a Funed encaminha a amostra para um laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde. A partir do dia em que a amostra é entregue na Funed, seu envio ao laboratório credenciado é programado via transportadora e o prazo de liberação do resultado é determinado pelo laboratório executor.

Legislação/ documentos: solicitação médica da unidade de saúde

Dúvidas frequentes:

A Funed faz coleta de amostras?

Não, a coleta de amostras para os exames realizados pela Funed é realizada nas unidades de saúde.

A Funed entrega resultados de exames?

Não, o resultado dos exames é encaminhado pela Funed via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.