Para responder as principais dúvidas dos cidadãos, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) consolidou as perguntas mais frequentes recebidas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e suas respectivas respostas. Confira:
Resultado
- Como faço para ter acesso ao meu resultado de exame?
A Funed não libera o resultado do exame diretamente para o paciente. O paciente deve procurar a unidade de saúde onde coletou a amostra para ter acesso ao resultado do seu exame. Cabe ressaltar que os exames são liberados para as unidades de saúde de forma on-line, pelo sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
- Em quanto tempo a Funed libera os resultados dos exames do novo coronavírus?
Em média, os resultados são liberados em até 72 horas, a partir do momento que a amostra entra na Funed.
- Qual o critério para a priorização das amostras pela Funed?
A Funed não prioriza a realização de exames das amostras. Os casos prioritários são elencados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que comunica à Funed quais são as amostras que devem ser priorizadas.
Coleta
- Quero fazer exame para covid-19, onde faço a coleta?
O cidadão deve procurar uma unidade de saúde e a decisão para a realização do exame é da equipe médica. A Funed não realiza a coleta. As amostras encaminhadas à Funed para exames são coletadas pelas unidades de saúde sob pedido médico.
Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL)
- O que é o sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial)?
O GAL é um sistema informatizado desenvolvido para Laboratórios de Saúde Pública, aplicado aos exames e ensaios de amostras de origem humana, animal e ambiental, com padrão nacional, e desenvolvido de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. As amostras biológicas enviadas à Funed devem vir cadastradas no sistema GAL. Para saber mais sobre o GAL, acesse este link.
Teste Rápido e RT – PCR
- A Funed realiza teste rápido?
Não, a Funed não faz o diagnóstico de covid-19 por teste rápido.
- Qual é a técnica utilizada pela Funed para o diagnóstico da covid -19?
Para o diagnóstico de covid-19, a Funed utiliza a técnica de biologia molecular RT-PCR em tempo real, que é o padrão ouro preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Este método tem por objetivo detectar o RNA viral nas amostras encaminhadas à Funed. O exame RT-PCR possui alta sensibilidade e especificidade, principalmente nos primeiros dias de sintomas. Por isso, a recomendação é que exame seja realizado em amostras coletadas entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior, podendo ser coletado até o 10º dia. Após o 7º, a positividade do RT-PCR começa a cair, chegando a 45% entre os 15º e 39º dias.
- Quais são os possíveis resultados dos exames por RT-PCR em tempo real:
Os possíveis resultados são:
Detectável: o vírus foi detectável na amostra encaminhada à Funed.
Não detectável: o vírus não foi detectável na amostra encaminhada à Funed.
Inconclusivo: na amostra encaminhada à Funed, não há quantidade suficiente de vírus para confirmar ou descartar o diagnóstico de covid-19. O diagnóstico deve ser definido pelo médico considerando os sintomas apresentados pelo paciente.
Importante ressaltar que:
– Um único resultado não detectado com RT-PCR para SARS-Cov2 não exclui o diagnóstico de Covid-19.
– Vários fatores influenciam o resultado do exame, como coleta inadequada, armazenamento e transporte da amostra até o Laboratório Central, tempo decorrido entre a coleta e o início dos sintomas, tipo de material biológico coletado e oscilação da carga viral.
– O resultado do exame laboratorial não deve ser interpretado isoladamente, mas de forma complementar ao quadro clínico-epidemiológico.
– Caso haja discordância entre o quadro clínico-epidemiológico e o resultado laboratorial, o exame deve ser repetido em outra amostra do trato respiratório, respeitando sempre o período adequado para a coleta de cada exame.
Dúvidas e Reclamações
- Como faço para registrar queixas, reclamações, sugestões e elogios?
As queixas, reclamações, sugestões e elogios em relação ao atendimento e serviços da Funed podem ser feitos por meio do espaço “Fale Conosco” (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17) por este link, ou pela Ouvidoria.
Outras informações relevantes também estão disponíveis no site da SES-MG.