Dúvidas frequentes dos Profissionais de Saúde

Para responder as principais dúvidas dos profissionais de saúde, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) consolidou as perguntas mais frequentes recebidas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e suas respectivas respostas, que estão listadas por tema: Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), amostra, coleta, resultados, teste rápido e RT-PCR e dúvidas e reclamações. Confira:

 

Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL)

 

  • O que é o sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial)?

O GAL é um sistema informatizado desenvolvido para Laboratórios de Saúde Pública, aplicado aos exames e ensaios de amostras de origem humana, animal e ambiental, com padrão nacional, e desenvolvido de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. As amostras biológicas enviadas à Funed devem vir cadastradas no sistema GAL. Para saber mais sobre o GAL, acesse este link.

 

  • Sou uma unidade de saúde, não tenho usuário e preciso ter acesso ao GAL o que eu devo fazer?

A unidade de saúde deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de seu município que, por sua vez, entrará em contato com a Funed para liberar o acesso do laboratório ao sistema.

 

  • Sou uma unidade de saúde e tenho dúvidas quanto ao GAL, o que eu faço?

Confira o passo a passo do GAL no Manual disponibilizado pela Funed que pode ser baixado aqui. Caso a dúvida persista, entre em contato com a Funed pelos telefones: (31) 3314-4676 ou 3314-4856.

 

  • Sou um laboratório particular e preciso ter acesso ao GAL para envio de amostras, o que eu preciso fazer?

O laboratório deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de seu município, que irá avaliar a necessidade do laboratório ter acesso ou não ao GAL. Posteriormente, a Vigilância Epidemiológica entrará em contato com a Funed, que irá liberar o acesso do laboratório ao sistema.

 

Amostras

 

  • Quais as condições de coleta, armazenamento e transporte de amostra para o novo coronavírus?

As informações podem ser acessadas no Manual de Coleta Acondicionamento e Transporte de Amostras Biológicas, disponível no site da Funed e seguir as orientações de Vírus Respiratórios e da Nota Técnica FUNED-DIOM-DECD-SGAB-SVR Nº 0001.2020 – versão 5.

(Conferir se os links estão atualizados).

 

  • Qual horário de recebimento de amostras biológicas?

Excepcionalmente, neste período de enfrentamento à pandemia da covid-19, a Funed está recebendo amostras de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o recebimento presencial de urgências é das 7h às 16h.

 

  • Quais fichas devem acompanhar as amostras?

As orientações constam na Nota Técnica FUNED-DIOM-DECD-SGAB-SVR Nº 0001.2020 – versão 5.

(Conferir se os links estão atualizados).

 

Coleta

 

  • Sou uma unidade de saúde e preciso do kit de coleta, como faço a solicitação?

As solicitações devem ser feitas pelo e-mail: dhpmc@funed.mg.gov.br. Cabe ressaltar que os kits são disponibilizados exclusivamente para as Superintendências/Gerências Regionais de Saúde (SRS/GRS), que são responsáveis pela distribuição para os municípios de sua abrangência. Com exceção da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS BH), que continuam fazendo as retiradas na Funed. Mais informações podem ser obtidas no Ofício DFBPM Nº 0001/2020 (inserir link do ofício que o IOM irá encaminhar na data de publicação).

 

  • Quais diretrizes para coleta post mortem?

As diretrizes estão definidas na Nota Técnica FUNED-DIOM-DECD-SGAB-SVR Nº 0001.2020 – versão 5. (Conferir se os links estão atualizados).

 

 

 

Resultado

 

  • Em quanto tempo a Funed libera os resultados dos exames do novo coronavírus?

Em média, os resultados são liberados em até 72 horas, a partir do momento que a amostra entra na Funed.

 

  • Qual o critério para a priorização das amostras pela Funed?

A Funed não prioriza a realização de exames das amostras. Os casos prioritários são elencados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que comunica à Funed quais são as amostras que devem ser priorizadas.

 

  • Sou profissional de saúde e quero saber se meu resultado terá prioridade na execução do exame.

O profissional de saúde deve entrar em contato com o Cievs pelo e-mail notifica.se@saude.mg.gov.br

 

Teste rápido e RT-PCR

 

  • A Funed realiza teste rápido?

Não, a Funed não faz o diagnóstico de covid-19 por teste rápido.

 

  • Qual é a técnica utilizada pela Funed para o diagnóstico da covid -19?

Para o diagnóstico de covid-19, a Funed utiliza a técnica de biologia molecular RT-PCR em tempo real, que é o padrão ouro preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Este método tem por objetivo detectar o RNA viral nas amostras encaminhadas à Funed. O exame RT-PCR possui alta sensibilidade e especificidade, principalmente nos primeiros dias de sintomas. Por isso, a recomendação é que exame seja realizado em amostras coletadas entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior, podendo ser coletado até o 10º dia.  Após o 7º, a positividade do RT-PCR começa a cair, chegando a 45% entre os 15º e 39º dias.

 

  • Quais são os possíveis resultados dos exames por RT-PCR em tempo real:

Os possíveis resultados são:

Detectável: o vírus foi detectável na amostra encaminhada à Funed.

Não detectável: o vírus não foi detectável na amostra encaminhada à Funed.

Inconclusivo: na amostra encaminhada à Funed, não há quantidade suficiente de vírus para confirmar ou descartar o diagnóstico de covid-19. O diagnóstico deve ser definido pelo médico considerando os sintomas apresentados pelo paciente.

 

Importante ressaltar que:

– Um único resultado não detectado com RT-PCR para SARS-Cov2 não exclui o diagnóstico de Covid-19.

– Vários fatores influenciam o resultado do exame, como coleta inadequada, armazenamento e transporte da amostra até o Laboratório Central, tempo decorrido entre a coleta e o início dos sintomas, tipo de material biológico coletado e oscilação da carga viral.

– O resultado do exame laboratorial não deve ser interpretado isoladamente, mas de forma complementar ao quadro clínico-epidemiológico.

– Caso haja discordância entre o quadro clínico-epidemiológico e o resultado laboratorial, o exame deve ser repetido em outra amostra do trato respiratório, respeitando sempre o período adequado para a coleta de cada exame.

 

  • A Funed faz validação de teste rápido para a covid-19?

Não. A Funed não faz validação de teste rápido. Para validação de testes rápidos, entre em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo e-mail: gelas@anvisa.gov.br.

 

  • Sou um laboratório privado e quero saber se preciso de autorização da Funed para realizar exames para diagnóstico da covid-19.

Não é necessária a autorização da Funed. Os laboratórios privados não precisam de autorização da Funed para realizar os exames de covid-19, conforme a Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 29/2020 de 30/04/2020, alterada pela Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 38/2020 publicada em 19/05/2020.

 

Cabe ressaltar a obrigatoriedade da notificação compulsória de todos os exames em um prazo de 24 horas, por meio deste site do Ministério da Saúde.

 

 

Dúvidas e Reclamações

 

  • Como faço para registrar queixas, reclamações, sugestões e elogios?

As queixas, reclamações, sugestões e elogios em relação ao atendimento e serviços da Funed podem ser feitos por meio do espaço “Fale Conosco”  (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17) por este link, ou pela Ouvidoria.

 

Outras informações relevantes também estão disponíveis no site da SES-MG.