Dúvidas frequentes

Como faço para comprar ou vender animais, soros ou venenos para a Funed?
Esclarecemos que, por se tratar de uma instituição pública, todas as nossas atividades, inclusive a criação de animais utilizados no controle de produtos intermediários e finais dos soros hiperimunes, são para atendimento aos serviços de saúde pública do estado. Não sendo possível, assim, o atendimento a demandas particulares.

Como agendar visitas ao Serpentário?
As visitas físicas na área do Serviço de Animais Peçonhentos (SAP) estão temporariamente suspensas. A unidade está passando por adequações em sua estrutura física, visando a melhoria do acondicionamento dos animais, proporcionando um ambiente mais seguro e adequado às suas necessidades, bem como a melhoria da experiência do público, oferecendo um espaço mais confortável e informativo para o visitante. Estamos trabalhando para reabrir o serpentário o mais breve possível. Agradecemos a sua compreensão e esperamos recebê-los em breve.

A Funed oferece treinamento para manejo e captura de animais peçonhentos?
Esclarecemos que o Serviço de Animais Peçonhentos da Funed está autorizado a atender treinamentos voltados somente para órgãos públicos. Demandas particulares não fazem parte do escopo de trabalho do Serviço.

A Funed oferece palestras sobre animais peçonhentos? Como agendar?
Sim, a Funed realiza palestras sobre animais peçonhentos. O agendamento é realizado pelo e-mail: sap@funed.mg.gov.br .

Capturei um animal peçonhento. Como faço para entregá-lo na Funed ou solicitar o recolhimento do animal?
A Funed não recolhe animais no local e recebe somente animais vivos. Os animais capturados podem ser entregues na portaria da Fundação (Rua Conde Pereira Carneiro, nº 80, bairro Gameleira. Belo Horizonte, MG), todos os dias da semana e em qualquer horário. Orientamos que, ao capturar o animal, o mesmo deve ser acondicionado em recipiente com vedação segura e que possua ventilação.

O que devo fazer quando um animal peçonhento invade meu lar?
O Serviço de Animais Peçonhentos orienta que, em locais com matas silvestres, é necessário podar as árvores, manter as janelas fechadas ou teladas com malha mosqueteira, vedar entradas de portas e acionar a equipe de Zoonoses da regional. Nos casos em que o animal entra na residência, não é aconselhável tentar capturá-lo sem os devidos cuidados.

O que devo fazer em caso de acidentes com animal peçonhento?
Em caso de acidentes com animais peçonhentos, o cidadão deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) imediatamente ou o hospital de referência. Quando possível, deve-se informar ao profissional de saúde as características do animal como: tipo de animal, cor, tamanho, entre outras, pois assim o paciente recebe o tratamento de acordo com o tipo de animal que realizou a picada.
Em Belo Horizonte e região metropolitana, o Hospital João XXIII, da Rede Fhemig, é referência no atendimento.
O telefone para contato é 0800 722 6001 ou CIAT (Centro de Informação e Assistência Toxicológico), (31) 3239-9260. São eles os responsáveis pelas orientações e primeiros socorros.

Como faço para abrir um Serpentário?
Esclarecemos que a Funed é uma instituição pública e suas atividades de produção são direcionadas para atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Promover cursos sobre criação de animais peçonhentos não faz parte das atividades da Fundação.
Para mais informações sobre o assunto, é necessário entrar no site do Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão responsável pela autorização e normatização de criatórios de animais silvestres em Minas Gerais. Caso o interessado resida em outro estado, é necessário procurar as informações nos órgãos locais, pois cada ente federativo tem seu órgão regulador e suas normas.

O que é e como funciona o programa Funed na Escola?
O Funed na Escola é um programa de divulgação e popularização da ciência da Fundação Ezequiel Dias, voltado para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. Pesquisadores da Funed interagem com os alunos, promovendo um diálogo sobre ciência e tecnologia, por meio de uma linguagem lúdica e de fácil entendimento.
O Programa é voltado para escolas públicas e particulares de Belo Horizonte e região metropolitana.
Para se inscrever, envie um e-mail para o endereço: funednaescola@funed.mg.gov.br. A equipe do programa vai avaliar a demanda, conforme disponibilidade de agenda.

O que é o programa Ciência em Movimento e como funciona?
É um programa que tem o objetivo de promover atividades de popularização da ciência, proporcionando um intercâmbio entre ciência, saúde e meio ambiente, com exposições interativas de temas relacionados às diversas áreas de atuação da Funed. Os temas são trabalhados de modo a estabelecer uma ponte com questões presentes no cotidiano da população e despertar o interesse pela ciência.
Constituem nichos expositivos do programa: animais peçonhentos; biotecnologia e suas aplicações; produção de soros antipeçonhentos; análises de alimentos; dengue; leishmaniose; e história da saúde pública no Brasil.
As exposições são agendadas diretamente com os municípios e ocorrem durante todo o ano, com duração de dois a três dias cada.
Acesse aqui e saiba como levar o Programa Ciência em Movimento à sua cidade.

Como saber se há vagas para estágio?
As vagas de estágio são divulgadas conforme demandas em nosso site www.funed.mg.gov.br e em nossas redes sociais @funedmg. Para participar dos processos seletivos, basta seguir as orientações divulgadas.

Quais os critérios para se candidatar às vagas de estágio?
Para que você possa se candidatar a uma vaga de estágio, conforme consta no edital, é necessário que a Faculdade tenha convênio com a Fundação. Informamos ainda que, caso sua faculdade tenha interesse, pode iniciar o processo para ser uma das conveniadas da Funed.
Para mais esclarecimentos, pedimos que entre em contato pelo endereço eletrônico: paula.rosa@funed.mg.gov.br – Serviço de Desenvolvimento e Capacitação, onde os interessados poderão se informar a respeito da documentação necessária exigida.

Estou com dúvidas sobre o processo seletivo divulgado pelo site. Onde posso esclarecer?
As dúvidas referentes ao Processo Seletivo Simplificado devem ser encaminhadas à equipe de seleção, por meio do endereço eletrônico: funed.psps@funed.mg.gov.br .

Estou com dúvidas sobre: Mestrado, Iniciação Científica e Bic Júnior. Onde posso esclarecer?
Enviar e-mail para secretariaacademica@funed.mg.gov.br para esclarecimentos.

Como eu posso receber meu resultado de exame?
Por motivo de confidencialidade e em observância à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Funed não informa resultados de exames ao paciente. Procure a unidade de saúde onde a coleta foi realizada.

Como solicitar análises de água, alimentos e medicamentos?
Por se tratar de uma instituição pública, todas as nossas atividades são para atendimento aos serviços de saúde pública do estado. Não sendo possível, assim, o atendimento a demandas particulares. Sugerimos verificar junto à Vigilância em Saúde do município ou do estado para mais orientações.

Posso comprar os medicamentos produzidos pela Funed?
Esclarecemos que toda produção de medicamento da Fundação Ezequiel Dias é repassada ao Ministério da Saúde que, por sua vez, repassa aos municípios de todo o Brasil. Sendo assim, não se faz possível a aquisição do medicamento diretamente com a Funed. Sugerimos contato com o Ministério da Saúde, por meio do número 136, para orientações de onde e como adquirir o medicamento em questão.

Tenho dúvidas sobre medicamentos, soros e vacinas – reações adversas – produção da Funed. Como faço para entrar em contato com a área responsável?
Ligar no SAC 0800 283-1980 e escolher a OPÇÃO 1 – Farmacovigilância.

Como solicitar documentos para aposentadoria?
O cidadão deve encaminhar a solicitação com os seus dados (nome completo, CPF, período em que trabalhou na Fundação) para o Serviço de Pessoal da Funed, por meio do endereço eletrônico pessoal@funed.mg.gov.br.