Divulgação Científica

Divulgação, em sentido amplo, consiste no ato de tornar público. No contexto da ciência, divulgação científica relaciona-se à democratização do acesso ao conhecimento científico e à popularização da ciência. De maneira geral, consiste na transformação do conhecimento técnico em uma linguagem acessível e palatável, que possa ser consumida por diversos públicos e absorvida fora daquele campo de conhecimento.

A Fundação Ezequiel Dias possui o compromisso em tornar público o conhecimento científico e tecnológico produzido na Instituição. Por meio das ações de divulgação científica e popularização da ciência, o público tem a oportunidade de adquirir conhecimento sobre as diversas áreas de atuação institucional. Além do Programa Ciência em Movimento, a Funed possui diversos outros projetos com foco em divulgação científica.

Divulgação científica é democratização do conhecimento. Foto: Marina Rezende

 

Prêmio Carlos Ribeiro Diniz

Evento de premiação anual, com apoio financeiro da Fapemig, possui a finalidade de reconhecer os trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes de Ensino Médio do Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (BicJunior) e estudantes de graduação do Programa de Bolsa Institucional Científica (PIBIC).

Prêmio Carlos Ribeiro Diniz fortalece o acesso à ciência. Foto: ACS Funed

 

Inove

Projeto mensal, promovido pelo Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento da Fundação Ezequiel Dias, possui a finalidade de trazer à tona discussões relacionadas à inovação, propriedade intelectual, empreendedorismo e assuntos correlatos. Os eventos são gratuitos, abertos ao público em geral e buscam apresentar convidados de renome no ecossistema de inovação.

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT – foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Realizada no mês de outubro, sob a coordenação do MCTIC, por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED), conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Fonte: http://snct.mctic.gov.br

Anualmente, a Fundação Ezequiel Dias realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No presente ano, a instituição promoveu o FUNEDCOMCIÊNCIA, evento gratuito, aberto ao público, no qual apresentou palestras, exposições, debates, atividades educativas, lúdicas e interativas, com as temáticas relacionadas aos insumos de trabalho da instituição.

Popularização da ciência no evento FUNEDCOMCIÊNCIA. Foto: Marina Rezende
FUNEDCOMCIÊNCIA desperta o interesse científico de jovens e crianças. Foto: Marina Rezende

Veja mais notícias de: Ensino e Inovação

Publicado em: 15 de outubro de 2018 15:27

Última atualização: 03 de outubro de 2022 15:35