É dever de todo cidadão e profissional notificar qualquer suspeita de eventos/efeitos adversos no uso de medicamentos ao laboratório que fabrica o medicamento, à Vigilância Sanitária de seu município e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para os medicamentos, soros e vacina disponibilizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o cidadão ou profissional de saúde pode fazer a notificação pelo site, por telefone ou, ainda, por e-mail.
Exemplos de notificações:
- Suspeita de Reação Adversa a Medicamento – RAM;
- Inefetividade terapêutica total ou parcial;
- Erros de medicação que causaram ou não dano à saúde do paciente (por exemplo, troca de medicamentos no momento da administração);
- Eventos adversos decorrentes do uso não aprovado (off label);
- Intoxicações e uso abusivo;
- Produto com suspeita de desvio da qualidade;
- Suspeita de produto falsificado.
Acesse aqui o formulário para envio de notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos Funed.