Farmacovigilância

É dever de todo cidadão e profissional notificar qualquer suspeita de eventos/efeitos adversos no uso de medicamentos ao laboratório que fabrica o medicamento, à Vigilância Sanitária de seu município e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para os medicamentos, soros e vacina disponibilizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o cidadão ou profissional de saúde pode fazer a notificação pelo site, por telefone ou, ainda, por e-mail.

O serviço de Farmacovigilância é o acompanhamento da ação dos medicamentos, soros e vacina produzidos e disponibilizados pela Funed, por meio da identificação, avaliação e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado aos mesmos. É destinado a todos os profissionais de saúde e usuários dos produtos disponibilizados pela Funed. Qualquer cidadão, usuário dos produtos Funed ou qualquer profissional de saúde que manuseia e aplica os produtos, quando identificar eventos/efeitos adversos ou problemas relacionados aos medicamentos, soros e vacina, pode entrar em contato com a Fundação para tirar dúvidas ou fazer uma notificação. Basta entrar em contato pelo telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 0800-283-1980 ou enviar um e-mail para o endereço: farmacovigilancia@funed.mg.gov.br.

Abaixo você encontra também outras informações sobre reação/evento adverso.

IMPORTANTE: Será mantida a confidencialidade a respeito dos pacientes, profissionais de saúde e instituições, incluindo identidades pessoais e todas as informações médicas pessoais.


Dúvidas frequentes sobre Farmacovigilância

  • O que é uma Reação Adversa (RA)?

É qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, soro ou vacina que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, tratamento da doença ou para a modificação de funções fisiológicas.

 

  • O que é um Evento Adverso (EA)?

Qualquer ocorrência médica desfavorável que pode ocorrer durante o tratamento com um medicamento, soro ou vacina, mas que não seja devido ao uso do produto. São eventos adversos:

– Suspeita de reações adversas;

– Eventos causados por desvios de qualidade ou por uso não aprovado;

– Interações;

– Inefetividade terapêutica total ou parcial (resultado do tratamento insatisfatório parcial ou total);

– Intoxicação relacionada ao medicamento, soro ou vacina;

– Uso abusivo;

– Erros de medicação.

 

  • Qual a importância de notificar todos os Eventos Adversos?

Todas as notificações e reclamações que chegam à Funed são investigadas para identificação de problemas relacionados ao medicamento, soro ou vacina. Alterações na indicação, dosagem ou posologia podem ter origem em investigações realizadas a partir de notificações enviadas por clientes ou profissionais de saúde.

 

  • Quem pode fazer a notificação sobre os Eventos Adversos?

Qualquer pessoa (usuários do medicamento e seus familiares, profissionais de saúde ou de outras áreas e outras pessoas que souberem de suspeitas de eventos adversos) pode fazer a notificação sobre possíveis Eventos Adversos com o uso dos medicamentos, soros e vacinas da Funed.

 

Acesse aqui o formulário para envio de notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso  de produtos Funed.