Qualidade da água para uso e consumo humano

Descrição do serviço: análise da qualidade da água destinada ao uso e consumo humano, realizada a pedido de órgãos da Vigilância Ambiental. Podem ser feitos exames diversos, como:

• análises microbiológicas da água para verificar a potabilidade (se é apropriada para beber);
  • análises microbiológicas da água para verificar a classificação (se é apropriada para banhos ou irrigação);
  • análises microbiológicas da água para identificar fungos em água mineral;
  • pesquisa de patógenos para esclarecer surtos de doenças que podem ser transmitidas pela água;
  • análises para pesquisa da presença de metais;
  • análises para pesquisa da presença de resíduos de pesticidas.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, ANVISA, Vigilância Sanitária Estadual e/ou Vigilância Sanitária Municipal.

Quem pode utilizar este serviço: todos os cidadãos.

Como utilizar o serviço: o cidadão que necessitar solicitar o serviço pode acionar a Vigilância Ambiental de seu município ou Regional de Saúde, por telefone.

Quanto tempo leva: o prazo para envio do Laudo de Análise para o órgão de vigilância é de até 30 dias, contados a partir dia em que a amostra é entregue na Funed.

Legislação/ documentos: o órgão de vigilância que solicitar a análise deve consultar a relação de documentos no Manual de Coleta.

Dúvidas frequentes:
Mais informações na unidade de atendimento listada abaixo, pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC) 0800 283 1980 ou enviando mensagens através do Fale Conosco disponível no sítio da Funed.