Análise para diagnóstico de botulismo

Descrição do serviço: análise para diagnóstico de Botulismo – doença neuroparalítica grave, não contagiosa, resultante da ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Há três formas de botulismo: botulismo alimentar, botulismo por ferimentos e botulismo intestinal. Embora o local de produção da toxina botulínica seja diferente em cada uma delas, todas as formas caracterizam-se pelas manifestações neurológicas e/ou gastrointestinais.

Botulismo alimentar – As manifestações gastrointestinais mais comuns são: náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal, e podem anteceder ou coincidir com os sintomas neurológicos (visão turva, queda da pálpebra, visão dupla, dificuldade de engolir e boca seca), pode evoluir para fraqueza muscular.

Botulismo por ferimentos – O quadro clínico é semelhante ao do botulismo alimentar, mas com febre decorrente de contaminação do ferimento.

Botulismo intestinal – Nas crianças, o aspecto clínico do botulismo intestinal varia de quadros com constipação leve à síndrome de morte súbita. Em adultos, suspeita-se de botulismo intestinal quando não há indicativo de contaminação alimentar ou por ferimentos.

O botulismo apresenta elevada letalidade e deve ser considerado uma emergência médica e de saúde pública. Para minimizar o risco de morte e sequelas, é essencial que o diagnóstico seja feito rapidamente e que o tratamento seja instituído precocemente por meio das medidas gerais de suporte em regime de urgência.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Quem pode utilizar este serviço: todos os usuários do SUS, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

Como utilizar o serviço:

1ª etapa: no aparecimento dos primeiros sintomas, o cidadão deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: confirmada a suspeita da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame.

3ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado será encaminhado à Funed.

4ª etapa: a Funed irá realizar o exame e disponibilizará o resultado por sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

5ª etapa: procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para buscar o resultado (a responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante)

Quanto tempo leva: a Funed encaminha a amostra para um laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde. A partir do dia em que a amostra é entregue na Funed, o envio da amostra é programado via transportadora e o prazo de liberação do resultado é determinado pelo laboratório executor.

Legislação/ documentos: solicitação médica da unidade de saúde

Dúvidas frequentes:

A Funed faz coleta de amostras?

Não, a coleta de amostras para os exames realizados pela Funed é realizada nas unidades de saúde.

A Funed entrega resultados de exames?

Não, o resultado dos exames é entregue pela Funed por sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.