Análise para diagnóstico de coqueluche

Descrição do serviço: doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal e considerada importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em um número elevado de complicações e até em morte.

O agente etiológico da coqueluche é a bactéria Bordetella pertussis, bacilo gram-negativo, aeróbio, não esporulado, imóvel e pequeno, provido de cápsula (formas patogênicas) e de fímbrias.

A transmissão da doença ocorre, principalmente, pelo contato direto entre a pessoa doente e a pessoa suscetível, por meio de gotículas de secreção da orofaringe eliminadas durante a fala, a tosse e o espirro. Em alguns casos, pode ocorrer a transmissão por objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes, mas isso é pouco frequente, pela dificuldade de o agente sobreviver fora do hospedeiro.

A coleta do material (swab de nasofaringe) de pacientes suspeitos de coqueluche deverá ser realizada preferencialmente no início dos sintomas característicos da doença (período catarral) e antes do início do tratamento ou, no máximo, com até 3 dias de antibioticoterapia.

Os exames realizados na Funed para a pesquisa de genes de resistência são:

Cultura – É realizada mediante o isolamento da Bordetella pertussis pela cultura de material colhido de nasofaringe (Swab de nasofaringe). A cultura é considerada como o padrão ouro no diagnóstico da coqueluche. É altamente específica (100%), mas a sensibilidade varia entre 12 e 60%, dependendo de fatores como: antibioticoterapia prévia, duração dos sintomas, idade e estado vacinal, coleta de espécime, condições de transporte do material, tipo e qualidade do meio de isolamento e transporte, presença de outras bactérias na nasofaringe, tipo de swab, tempo decorrido desde a coleta, transporte e processamento da amostra. Como a B. pertussis apresenta tropismo pelo epitélio respiratório ciliado, a cultura deve ser feita a partir da secreção nasofaríngea.

Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa (qPCR) – detecção por PCR do DNA de Bordetella pertussis no material colhido de nasofaringe. Para realização da cultura e PCR quantitativa, os procedimentos de coleta e transporte da amostra para o laboratório são os mesmos do isolamento. É importante salientar que o isolamento e detecção de antígenos, produtos bacterianos ou sequências genômicas de B. pertussis são aplicáveis ao diagnóstico da fase aguda.

Mais informações sobre os procedimentos técnicos para coleta de amostras, fluxos laboratoriais, informações sobre conservação e transporte de amostras, bem como detalhamento sobre os principais exames realizados para diagnóstico das meningites bacterianas e meningococcemia, encontram-se no manual de coleta, acondicionamento e transporte de material biológico disponível no site da Funed no link Publicações>Manuais.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Quem pode utilizar este serviço: todos os usuários do SUS, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

Como utilizar o serviço:

1ª etapa: no aparecimento dos primeiros sintomas, o usuário do SUS deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: confirmada a suspeita da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame.

3ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado (swab de nasofaringe) será encaminhado à Funed.

4ª etapa: a Funed irá realizar o exame e disponibilizará o resultado por computador via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

5ª etapa: Procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para buscar o resultado (A responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante)

Quanto tempo leva: a partir do dia em que a amostra é entregue na Funed, os resultados dos exames serão liberados em até 13 dias úteis.

Em caso de alguma adversidade ou necessidade de realizar algum exame extra para esclarecer o diagnóstico, este prazo poderá ser alterado.

Legislação/documentos: ficha de notificação/investigação de Coqueluche do sistema de informação de agravos de notificação (SINAN).

Dúvidas frequentes:

A Funed faz coleta de amostras?

Não, a coleta de amostras para os exames realizados pela Funed é realizada nas unidades de saúde.

A Funed entrega resultados de exames?

Não, o resultado dos exames é entregue pela Funed por computador via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.