Malária

Descrição do serviço: realizar análise para diagnóstico de malária – doença infecciosa febril, causada por protozoários do gênero Plasmodium sp. As principais espécies responsáveis pela malária são o Plasmodium falciparum (mais grave), Plasmodium vivax (mais comum), Plasmodium malariae e Plasmodium ovale (não tem transmissão no Brasil).

Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica, com intervalos de dois ou três dias. Com a evolução da doença, a malária pode provocar alteração da consciência, dificuldade para respirar, convulsões, hipotensão arterial e hemorragias.

A malária não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir a doença diretamente para outra pessoa. É necessária a picada pela fêmea infectada do mosquito Anopheles sp..

Entre as medidas de prevenção estão o uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e uso de repelentes.

Não existe vacina contra a malária, mas a cura é possível se a doença for tratada em tempo oportuno e de forma adequada. Se não tratada, a malária pode evoluir para forma grave e chegar a óbito.

O exame realizado na Funed para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de malária é o diagnóstico parasitológico por microscopia óptica.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Quem pode utilizar este serviço: todos os usuários do SUS, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

Como utilizar o serviço:

1ª etapa: o usuário do SUS, no aparecimento dos primeiros sintomas, deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: confirmada a suspeita da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame.

3ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado será encaminhado ao laboratório de referência do município, laboratório de apoio do estado ou à Funed, de acordo com o fluxo do município.

4ª etapa: após a realização do exame, o resultado será disponibilizado para a unidade de saúde solicitante via sistema de informação (GAL) ou formulário próprio do laboratório executor.

5ª etapa: o usuário do SUS deve procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para ter acesso ao resultado (a responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante).

Quanto tempo leva: A partir do dia em que a amostra é entregue na Funed, o resultado é liberado em 6 dias.

Em caso de alguma adversidade ou necessidade de realizar algum exame extra para esclarecer o diagnóstico, este prazo poderá ser alterado.

Legislação/documentos: Nota Informativa nº 014 /2017- DVA/SVEAS/SUBVPS/SES-MG .

Solicitação médica da unidade de saúde

Dúvidas frequentes:

A Funed faz coleta de amostras?

Não, a coleta de amostras para os exames realizados pela Funed é realizada nas unidades de saúde.

A Funed entrega resultados de exames?

Não, o resultado dos exames é entregue pela Funed via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.