Qualidade de medicamentos

Descrição do serviço: análise da qualidade de medicamentos disponíveis no comércio ou fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS. As análises são realizadas a pedido de órgãos de Vigilância Sanitária, mediante pactuação para monitoramento ou investigação de denúncia/evento adverso. O objetivo das análises é a prevenção contra eventuais riscos ou eventos adversos causados por medicamentos. Dentre as análises realizadas, incluem-se:

  • Rotulagem;
  • Determinação das características físicas (aspecto, cor e odor);
  • Testes para verificação da composição química do produto;
  • Investigação da contaminação por bactérias e fungos.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, ANVISA, Vigilância Sanitária Estadual e/ou Vigilância Sanitária Municipal.

Quem pode utilizar este serviço: todos os cidadãos.

Como utilizar o serviço: todo cidadão que suspeitar de irregularidades no comércio, fornecimento ou uso de medicamentos deve apresentar denúncia à vigilância Sanitária do município ou Regional de Saúde.

Quanto tempo leva: o prazo para envio do Laudo de Análise para o órgão de vigilância é de até 60 dias, contados a partir dia em que a amostra é entregue na Funed.

Legislação/ documentos: o órgão de vigilância que solicitar a análise deve consultar a relação de documentos no Manual de Coleta.

Dúvidas frequentes: Mais informações na unidade de atendimento listada abaixo, pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC) 0800 283 1980 ou enviando mensagens por meio do Fale Conosco disponível no sítio da Funed.