Toxoplasmose

Descrição do serviço: análise para diagnóstico para toxoplasmose – doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, um dos parasitas mais comuns do mundo. A doença é transmitida por meio da manipulação de fezes de gatos contaminadas, pela ingestão de alimentos contaminados, transfusão sanguínea ou pela transmissão congênita (quando mulheres grávidas infectadas transmitem a doença para o feto).

Esta infecção não provoca sintomas na maioria das pessoas, mas pode desenvolver formas graves, principalmente pessoas com a imunidade comprometida e em gestantes, com consequências graves como problemas oculares, no sistema nervoso (desmaios, convulsões, por exemplo), malformações do feto e até mesmo aborto.

Para diagnosticar a toxoplasmose o médico irá avaliar os sintomas, realizar o exame físico e solicitar exames. O exame de Toxoplasmose também deve ser realizado em toda gestante e recém-nascido com suspeita da doença congênita.

Os exames realizados na Funed para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de toxoplasmose são:

  • Sorologia pelos métodos de Ensaio Imunoenzimático Fluorimétrico –ELFA e quimioluminescência: detectam a presença de anticorpos IgM, IgG e avidez anti-Toxoplasma gondii na amostra de sangue;
  • Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa (PCR): detecta o DNA do protozoário nas amostras de líquor, líquido amniótico ou sangue.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Quem pode utilizar este serviço: todos os usuários do SUS, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

Como utilizar o serviço:

1ª etapa: o usuário do SUS, no aparecimento dos primeiros sintomas ou quando gestante com sorologia positiva durante o pré-natal no município para fase aguda da doença ou recém-nascidos com suspeita de toxoplasmose congênita, deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: confirmada a suspeita da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame. Nos casos das gestantes e recém-nascidos, o profissional de saúde que os acompanha deverá avaliar os resultados dos exames do pré-natal e solicitar os exames complementares e de confirmação.

3ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado será encaminhado à Funed de acordo com fluxo do município.

4ª etapa: após a realização do exame o resultado será disponibilizado para a unidade de saúde solicitante via sistema de informação (GAL).

5ª etapa: o usuário do SUS deve procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para ter acesso ao resultado (a responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante).

Quanto tempo leva: A partir do dia em que a amostra é entregue na Funed, o resultado é liberado em até 08 dias.

Em caso de alguma adversidade ou necessidade de realizar algum exame extra para esclarecer o diagnóstico, este prazo poderá ser alterado.

Legislação/documentos: solicitação médica da unidade de saúde

Dúvidas frequentes:

A Funed faz coleta de amostras?

Não, a coleta de amostras para os exames realizados pela Funed é realizada nas unidades de saúde.

A Funed entrega resultados de exames?

Não, o resultado dos exames é entregue pela Funed via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

A Funed faz exames de pré-natal?

Não, a Funed faz a confirmação dos resultados positivos para fase aguda as pacientes que fizeram pré-natal nos municípios.