Iniciação Científica

 

Programas de Iniciação Científica

Os programas de Iniciação Científica da Funed são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e visam iniciar estudantes de nível médio com o Programa Institucional de Iniciação Científica Júnior (BIC-Júnior) ou graduação com Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em atividades de pesquisa.

Os programas atendem, em média, a 30 bolsistas por ano em cada categoria. Os bolsistas desenvolvem, sob supervisão, projetos científicos e dessa forma aprimoram sua formação acadêmica e profissional. A seleção acontece para o período de um ano e pode ser renovada dependendo do interesse e desempenho do estudante.

Os candidatos são selecionados por avaliação do desempenho acadêmico e demonstração de interesse pela pesquisa científica. Os alunos selecionados são contemplados com um valor mensal pago pela Fapemig e serão orientados por um pesquisador da Funed em uma das suas múltiplas áreas de atuação.

Ao final de cada ano, a Funed realiza um Seminário de Iniciação Científica: “Prêmio de Incentivo à Pesquisa Professor Carlos Ribeiro Diniz”, no qual cada aluno apresenta a síntese do trabalho desenvolvido ao longo do período. Estes trabalhos são avaliados por uma comissão e os melhores são premiados.


Programa de Iniciação Científica Júnior (BIC-Júnior)

A categoria BIC- Júnior é destinada a estudantes de nível médio das escolas públicas do Estado de Minas Gerais. Visa despertar e desenvolver neles a vocação científica, ampliando sua formação em ambiente de pesquisa.

Na Funed, o programa existe desde 2004. No início, eram disponibilizadas por ano 20 bolsas, atualmente, são 30. Todos os estudantes são oriundos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Após ser selecionado, o responsável legal pelo estudante, em geral menor de 18 anos, autoriza a participação do jovem no Programa, assinando um Termo de Autorização e as Normas de Funcionamento. As Normas de Funcionamento também são assinadas pelos supervisores do estágio, documento no qual são descritas as regras que garantirão a segurança do aluno e dos demais entes envolvidos.


Programas de Iniciação Científica (PIBIC)

A categoria PIBIC é destinada a alunos de graduação que tenham desempenho acadêmico exemplar e vocação científica.  A seleção acontece mediante os critérios já descritos, entrevista, avaliação de currículo e de conhecimentos. A bolsa é concedida para período de um ano – renovável enquanto o aluno estiver em formação acadêmica, se de acordo entre as partes. Durante o período de iniciação, o aluno participará de projeto de pesquisa sob supervisão, aprenderá técnicas de laboratório, será requerido a elaborar relatórios e apresentar seus resultados entre outras demandas pertinentes.

EnglishPortuguêsEspañol