Propriedade Intelectual

HISTÓRICO

Em 2005, a partir da iniciativa do Escritório de Gestão Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig e respaldado pela Lei de Inovação (Lei n° 10.973/04), o Núcleo de Inovação Tecnológica da Fundação Ezequiel Dias – NIT/FUNED iniciou suas atividades junto à Procuradoria da Instituição. O NIT foi efetivado em 2006 por meio da Resolução Conselho Curador FUNED Nº 001/2006 e, naquele mesmo ano, passou a integrar a Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento – DPD. Em 2011, foi devidamente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, a marca Nipac – Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento, nome dado ao NIT da Funed.

ATIVIDADES

O Nipac tem por missão, gerir a política de inovação e de proteção ao conhecimento no âmbito na Funed, fortalecendo o desenvolvimento tecnológico do Estado, para beneficiar a sociedade.

O Núcleo exerce atividades concernentes à disseminação da cultura de Propriedade Intelectual, ao sigilo de informações, à proteção do conhecimento e à comercialização das inovações. Realiza, ainda, procedimentos para pedidos de acesso ao Patrimônio Genético Brasileiro e para remessa de amostras biológicas, cumprindo as exigências legais.

Atualmente, por intermédio do Nipac, a Funed possui 24 pedidos nacionais de depósito de Patentes, 01 certificado de adição, 07 pedidos internacionais de depósito de Patentes, 06 registros de Software, 05 registros de Marca (01 concedida), 01 registro de Direito Autoral, 03 Know-how, 01 registro de Indicação Geográfica e 02 Transferências de Tecnologia.

O Nipac coordena a Platafoma de Ciência e Tecnologia com objetivo primordial de consolidar o papel da Fundação Ezequiel Dias como ICT. Em linhas gerais, desenvolver na Instituição um ambiente favorável à inovação, ao desenvolvimento tecnológico de novos produtos e processos e, assim, oferecer soluções em saúde para o fortalecimento do SUS. A partir do alinhamento dos processos organizacionais com a legislação federal e estadual de inovação, visa criar um ambiente propício e facilitador ao estabelecimento de parcerias para ampliar a prestação de serviços e o desenvolvimento de novos produtos e inovações.

PARCEIROS

Com o objetivo de viabilizar transferências de tecnologias, capacitação de recursos humanos e troca de experiências, o Nipac tem realizado parcerias em todo o país. Atualmente a Funed faz parte da Rede Mineira de Propriedade Intelectual – RMPI, Sistema Mineiro de Inovação – SIMI e Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – Fortec.

EQUIPE

O Nipac é composto por uma equipe de três pessoas e coordenado por Agnus Rodrigues da Silva (Especialista em Políticas Públicas). O corpo técnico do NIPAC é composto pela mestre em Administração Pública Anna Flávia Moreira; a Gestora Pública Daniela Aparecida de Faria Bueno e a publicitária Marina Rezende Santos Coelho.

 CONTATO

O contato pode ser feito através do endereço eletrônico: nit.funed@gmail.com, ou pelos telefones:

Agnus Rodrigues da Silva (31) 3314976

Anna Flávia e Marina Rezende  (31) 33144979

Daniela Bueno  (31) 33144767

 

DOCUMENTOS

 

Clique aqui e veja a Deliberação do Conselho Curador da Funed, nº 001 de 05 de novembro de 2014

Clique aqui e veja a Deliberação do Conselho Curador da Funed, Nº 001 de 25 de Agosto de 2015

Clique aqui e veja a Portaria Funed Nº 080 de 27 de novembro de 2015