Mestrado

 

HISTÓRICO DO CURSO

A Funed é uma instituição centenária que iniciou suas atividades em 1907 com o objetivo de produzir vacinas, realizar pesquisas na área de ciências biológicas, estudar as doenças em plantas e diagnosticar doenças infectocontagiosas. Na década de 1980, com a criação da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), a instituição desenvolve projetos de pesquisa na área de biotecnologia voltados, principalmente, ao estudo do potencial terapêutico de venenos de serpentes, aranhas e escorpiões.

Em meados dos anos 2000, novos pesquisadores ingressaram na instituição e a DPD ampliou suas áreas temáticas de pesquisa que atualmente incluem: bioquímica de proteínas, biologia celular e molecular, doenças negligenciadas (causadas por vírus, bactérias e protozoários), fitoterápicos, imunologia aplicada, opoterápicos e tecnologia farmacêutica.

Em 2018, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) aprovou o Mestrado Profissional em Biotecnologia da Funed.  O curso se propõe a atuar na área de concentração Biotecnologia em Saúde, com duas linhas de pesquisa: Bioprodutos e Bioensaios e métodos diagnósticos.

O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC) atenderá às necessidades de formação de recursos humanos qualificados destinados às empresas de base tecnológica, universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). O Mestrado Profissional em Biotecnologia na grande região de Belo Horizonte é pioneiro, atendendo à demanda regional e macrorregional de um dos polos mais desenvolvidos do Estado.

Dentro do escopo do programa, projetos de desenvolvimento tecnológico que envolvam a aplicação de técnicas avançadas para a fabricação de bioprodutos, desenvolvimento de bioprocessos e também de metodologias inovadoras de análise e diagnóstico de base biotecnológica serão executados. Neste curso é proposta a formação teórica e prática, avançada e multidisciplinar, de um egresso capaz de contribuir positivamente com conhecimento aplicado ao setor produtivo na área de saúde.


CORPO DOCENTE

DOCENTE EMAIL LINHA DE PESQUISA  LATTES
Bruno  Gonçalves Pereira bruno.pereira@funed.mg.gov.br bioensaios Clique Aqui
Clara Guerra Duarte clara.duarte@funed.mg.gov.br bioprodutos Clique Aqui
Eladio Oswaldo Flores Sanchez eladio.flores@funed.mg.gov.br bioprodutos Clique Aqui
Jovita Eugenia Gazzinelli Cruz Madeira jovita.gazzinelli@funed.mg.gov.br bioensaios Clique aqui
Luciana Maria Silva luciana.silva@funed.mg.gov.br bioensaios Clique Aqui
Luiz Guilherme Dias Heneine luiz.heneine@funed.mg.gov.br bioensaios Clique Aqui
Marcia Helena Borges marcia.borges@funed.mg.gov.br bioprodutos Clique Aqui
Milena Cristina Magalhães milena.magalhaes@funed.mg.gov.br bioprodutos Clique Aqui
Ricardo Souza Dias ricardo.dias@funed.mg.gov.br bioprodutos Clique Aqui
Roberta Márcia Marques dos Santos roberta.marques@funed.mg.gov.br bioprodutos Clique Aqui
Silvia Catarina Salgado Oloris silvia.oloris@funed.mg.gov.br bioensaios Clique Aqui
Sílvia Ligorio Fialho silvia.fialho@funed.mg.gov.br bioprodutos Clique Aqui
Sophie  Yvette Leclercq  sophie.leclercq@funed.mg.gov.br bioprodutos Clique Aqui

 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia possui como área de concentração a Biotecnologia em Saúde, a qual está dividida em duas linhas de pesquisa: Bioprodutos e Bioensaios. Dentro desta área de concentração e seguindo as suas linhas de pesquisa, propõe-se executar projetos tecnológicos que envolvam a aplicação de técnicas avançadas para fabricação de bioprodutos, desenvolvimento de bioprocessos e também de metodologias inovadoras de análise e diagnóstico.

LINHA 1 – BIOPRODUTOS

Esta linha de pesquisa tem como objetivo a execução de projetos que visam ao desenvolvimento de produtos e processos produtivos de base biotecnológica para a saúde. Especificamente, serão executados projetos inovadores relacionados a processos de fabricação, à prospecção de produtos biológicos a partir de venenos e toxinas e à obtenção de novos adjuvantes para soros hiperimunes heterólogos e vacinas.

LINHA 2 – BIOENSAIOS e MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO

Esta linha de pesquisa tem como objetivo a execução de projetos com foco no desenvolvimento de novas técnicas de análise e diagnóstico de base biotecnológica. Especificamente, serão abordadas inovações nos métodos de controle de processo e de qualidade do produto final e no desenvolvimento de testes e métodos de diagnóstico in vitro e in vivo para as áreas da saúde.


OBJETIVO

O Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC) da Funed tem como objetivo principal formar recursos humanos altamente qualificados para atuação em setores produtivos e instituições de ciência e tecnologia que serão capazes de contribuir para o desenvolvimento de produtos, processos e novas técnicas de análise e diagnóstico de base biotecnológica.

O programa pretende desenvolver competências na área de biotecnologia em saúde visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, da Funed e principalmente do Estado de MG, que hoje é considerado um polo em biotecnologia.

O profissional a ser formado no mestrado profissional do PPGBIOTEC da Funed receberá formação teórico-prática avançada e de caráter multidisciplinar que visa à completa integração entre o conhecimento e a aplicação no setor produtivo. O egresso estará capacitado para atuar em empresas de base biotecnológica e em instituições de ciência e tecnologia na área de saúde.


REGIMENTO

Para ter acesso ao Regimento, Clique Aqui.

 

Contato

mestrado@funed.mg.gov.br

EnglishPortuguêsEspañol
Acessibilidade