Micobactérias

Descrição do serviço: cultura, identificação de Mycobacterium tuberculosis e Teste de Sensibilidade aos fármacos de primeira linha, bem como cultura para outras micobactérias não tuberculosas (MNT) e identificação da espécie. Tanto as culturas como os Testes de Sensibilidade podem ser realizados em meio sólido (LJ) ou líquido (automatizado). Já a identificação da espécie de micobactérias é realizada por provas bioquímicas e biologia molecular. Sintomas: tosse por três semanas, associados ou não a emagrecimento e febre ao anoitecer.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Ministério da Saúde

Quem pode utilizar este serviço: todos os usuários do SUS, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

Como utilizar o serviço: 

1ª etapa: no aparecimento dos primeiros sintomas, o usuário do SUS deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: confirmada a suspeita da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame.

3ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado será encaminhado para a rede de laboratórios ou para a Funed.

4ª etapa: a Funed realizará o exame e disponibilizará o resultado via sistema de informação do Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

5ª etapa: procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para buscar o resultado (a responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante).

Quanto tempo leva: o prazo para liberação de cultura negativa é de 60 dias.  Para culturas positivas com identificação da micobactéria e teste de sensibilidade aos fármacos, o resultado pode ser liberado em até 110 dias corridos.

Legislação/ documentos: o órgão de saúde que solicitar a análise deve enviar os seguintes documentos:

  • Requisição de Exame – Tuberculose do Sistema GAL (obrigatório).
  • Ficha de investigação SINAN para tuberculose (quando disponível).
  • Ficha de notificação de micobactérias não tuberculosas.