Monitoramento da Resistência aos antimicrobianos em serviços de saúde

Descrição do serviço: análise para Rede de Monitoramento da Resistência aos antimicrobianos em serviços de saúde – envio de cepas para pesquisa de genes de resistência.

A Rede Nacional de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde (Rede RM) tem como objetivo tornar a assistência à saúde mais efetiva por meio do uso adequado de antimicrobianos e da detecção, prevenção e controle da emergência de resistência microbiana em serviços de saúde no país.

O monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde é realizado nas enterobactérias, Acinetobacter baumannii e Pseudomonas aeruginosa resistentes aos carbapenêmicos e/ou polimixinas; e Enterococcus faecium/faecalis e Staphylococcus aureus resistentes à vancomicina/teicoplanina.

A Funed disponibiliza a rede de monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde a possibilidade de pesquisa de 13 genes de resistência diferentes, sendo eles: KPC, NDM, OXA48, SPM, VIM, OXA23, OXA24, OXA51, OXA58, OXA143, MCR1, VANA e VANB.

Os exames realizados na Funed para a pesquisa de genes de resistência são:

Cultura – cultura para confirmação da identificação das bactérias encaminhadas.

Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) – detecção por PCR dos genes que conferem resistência aos antimicrobianos as bactérias encaminhadas.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Quem pode utilizar este serviço: todos os usuários do SUS, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

Como utilizar o serviço:

1ª etapa: no aparecimento dos primeiros sintomas, o usuário do SUS deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: confirmada a suspeita da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame.

3ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado (cepa para pesquisa de genes de resistência) será encaminhado à Funed.

4ª etapa: a Funed irá realizar o exame e disponibilizará o resultado por sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

5ª etapa: procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para buscar o resultado (a responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante).

Quanto tempo leva: a partir do dia em que a amostra é entregue à Funed, os resultados dos exames serão liberados em até 21 dias úteis.

Em caso de alguma adversidade ou necessidade de realizar algum exame extra para esclarecer o diagnóstico, este prazo poderá ser alterado.

Legislação/documentos: ficha de encaminhamento de cepas para pesquisa de genes de resistência.

Dúvidas frequentes:

A Funed faz coleta de amostras?

Não, a coleta de amostras para os exames realizados pela Funed é realizada nas unidades de saúde.

A Funed entrega resultados de exames?

Não, o resultado dos exames é entregue pela Funed por sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.