Monitoramento de anticorpos contra raiva em pessoas vacinadas

 

Descrição do serviço: realização de análise para monitoramento de anticorpos contra raiva em pessoas vacinadas

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Quem pode utilizar este serviço: pessoas vacinadas contra o vírus da raiva em esquema de pré-exposição, que exerçam atividade ocupacional de risco para raiva, e/ou de acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde. Informações sobre a disponibilidade do exame, documentos necessários e cronograma do exame de titulação antirrábica, consultar a Unidade Básica de Saúde.

A titulação deve ser realizada após o 14º dia da última dose do protocolo vacinal antirrábico adotado.

Como utilizar o serviço:

1ª etapa: após completar o esquema vacinal antirrábico, procurar a Unidade Básica de Saúde portando carteira de vacinação, a fim de obter informações sobre a disponibilidade do exame, documentos necessários e cronograma do exame de titulação antirrábica.

2ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material será encaminhado à Funed.

3ª etapa: a Funed irá realizar o exame e disponibilizará o resultado por sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

4ª etapa: procurar a unidade de saúde, onde foi realizada a coleta, para buscar o resultado (a responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante).

Quanto tempo leva: a partir do dia em que a amostra é entregue na Funed, o resultado é liberado em 30 dias.

Em caso de alguma adversidade ou necessidade de realizar algum exame extra para esclarecer o diagnóstico, este prazo poderá ser alterado.

Legislação/ documentos: solicitação médica da unidade de saúde

Dúvidas frequentes:

A Funed faz coleta de amostras?

Não, a coleta de amostras para os exames realizados pela Funed é realizada nas unidades de saúde.

A Funed entrega resultados de exames?

Não, o resultado dos exames é disponibilizado pela Funed por sistema informatizado (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

Como consultar a programação de Sorologia Antirrábica?

A programação é estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais de acordo com a disponibilidade de exames que a Funed oferta anualmente. A programação de sorologia antirrábica é informada às Unidades Regionais de Saúde de todo o Estado. Favor consultar a Unidade Básica de Saúde.