Coleções Biológicas

O valor das peças de museus e de grandes conjuntos arquitetônicos é facilmente percebido pela população. Afinal, eles são vistos, visitados e expostos com mais frequência. Quando o assunto são as coleções biológicas, essa importância não está tão clara para a sociedade, ficando muito restrita a pesquisadores das áreas específicas.

As coleções científicas e seus acervos são importantes fontes de conhecimento e são essenciais para o entendimento de aspectos da vida na Terra, além de contribuírem para a compreensão da história da humanidade. Para discutir o tema, o Instituto René Rachou (Fiocruz Minas) vai realizar, nos dias 4 e 5 de dezembro, o III Encontro Mineiro de Coleções Biológicas com o tema: As Coleções Científicas no século XXI. O evento vai acontecer no Auditório da Associação Mineira do Ministério Público, das 8h30 às 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro pelo site.

Confira alguns desafios relacionados às coleções científicas e as questões que vão direcionar a discussão no evento.

I. Como as coleções podem contribuir para o enfrentamento da crise da bio e da sociodiversidade?

II. Educação – como engajar as novas gerações no estudo dos acervos em coleções?

III. Como estreitar ou mesmo criar elos entre o conhecimento armazenado nas coleções e as políticas públicas?

IV. Como desenvolver uma cultura de gerenciamento de acervos que atenda e responda aos desafios atuais?

Coleções científicas da Funed

Muitos estudos taxonômicos, ecológicos e biogeográficos apenas são possíveis devido à existência de coleções científicas. Assim, obtêm-se registros adequados e permanentes que se fazem com a conservação de espécimes-testemunho. Coleções biológicas constituem um local adequado para o depósito de animais, plantas e microorganismos coletados por pesquisadores das mais diversas áreas e pela população. Conheça algumas coleções presentes na Fundação.

Coleção de aranhas – Funed-ARN

Coleção de escorpiões – Funed-SCO

Coleção de serpentes – Funed-SERP

Coleção de tecidos, órgãos e material genético de serpentes – Funed-TEC

Coleção de vírus dengue – Funed-VIR

Palinoteca (grãos de pólen) – Funed-POL

Banner Divulgação programação

Publicado em 05/10/2017 às 16:55.