Notícias e Destaques

Conheça o resultado da enquete sobre PDP

Nos últimos meses, esteve disponível no site da Funed uma enquete sobre o tema Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). A enquete obteve um número total de 144 votos. As opções de resposta para a pergunta “Uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) envolve, exceto:” eram as seguintes: “Produção estratégica”, “Transferência de tecnologia”, “Absorção de tecnologia” e, por fim, “Apenas instituições públicas”.

A enquete tinha como principal objetivo detectar se os visitantes que acessam o site da Funed estão familiarizados com algumas questões que envolvem o processo de uma PDP. Das 144 pessoas que participaram, 76% dos visitantes, ou seja, 110 votos, escolheram a opção “Apenas instituições públicas”. Outros 14 votos, correspondentes a 10% do total, sinalizaram a “Produção estratégica”, outros 10% dos visitantes, equivalentes a 14 votos, escolheram “Transferência de tecnologia” e os 5% restantes, contaram 6 votos para a opção “Absorção de tecnologia”.

As primeiras publicações de instrumentos que fundamentariam as PDP ocorreram em 2008. Em 2012, uma portaria do Ministério da Saúde (n° 837, de 18/4/2012), registrou a denominação PDP para as parcerias entre laboratórios públicos e entre laboratórios públicos e privados produtores de medicamentos ou insumos farmacêuticos ativos sob o estímulo e controle do Ministério.

De acordo com Bruno Gonçalves Pereira, gerente da Divisão de Desenvolvimento de Medicamentos da Funed, as PDP’s tem o objetivo de racionalizar o poder de compra do Estado, incentivando o desenvolvimento tecnológico no país, além de focar na produção local de produtos estratégicos para o SUS. A partir daí, foram criadas normas e critérios para o estabelecimento e realização desses acordos entre instituições públicas e entidades privadas para internalizar e desenvolver novas tecnologias estratégicas e de valor agregado elevado.

Nas PDP’s, o Ministério da Saúde firma acordos com laboratórios públicos brasileiros para que os mesmos se comprometam a desenvolver e absorver tecnologia para a produção de determinado medicamento. Nesse período, o Ministério se compromete a adquirir o medicamento exclusivamente de PDP. Os medicamentos objetos de PDP são propostos pelo próprio Ministério da Saúde.

 A Funed foi uma das instituições pioneiras no país na realização de PDP, obtendo seu primeiro acordo de transferência de tecnologia com o Ministério da Saúde em 2009. Em janeiro de 2011, foi firmado o primeiro contrato de fornecimento do produto para o Ministério, com o medicamento Fumarato de Tenofovir Desoproxila 300mg comprimido revestido. Além disso, a Fundação se destaca pela PDP do Entecavir, com Termo de Compromisso firmado em 2010. A PDP deste medicamento não envolve transferência de tecnologia, mas sim desenvolvimento interno da tecnologia e atualmente está em fase final de registro, em análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nova enquete

Já está no ar a nova enquete do site da Funed sobre o vírus H3N2. Visite a nossa página e teste seus conhecimentos. Acesse: http://www.funed.mg.gov.br/

Publicado em 16/04/2018 às 11:14.