Notícias e Destaques

Ciência com novos olhares

A Fundação Ezequiel Dias assinou, durante as comemorações de seus 110 anos, na última quinta-feira, 3/8, um termo de parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – ESP/MG e a Fundação Educacional Caio Martins – Fucam, em uma união de esforços e experiências para potencializar as ações do Programa Ciência em Movimento, desenvolvido pela Funed, em todo o estado de Minas Gerais.

A Escola de Saúde Pública, com toda a experiência voltada para os processos e ações pedagógicas, atuará como revisora e qualificadora da equipe do Programa, enquanto a Fucam, presente em sete municípios mineiros, fornecerá logística e apoio educacional às ações. O programa tem o foco principal de levar conhecimento científico e informação para as comunidades, difundindo a ciência através de uma linguagem lúdica e popular.

O termo de cooperação que chancelou a interface entre as entidades na promoção do Programa, foi assinado pelos representantes das três instituições durante a comemoração dos 110 anos da Funed. Foi uma importante oportunidade de apresentar o engajamento das instituições no reforço à promoção da ciência no estado como ferramenta de transformação social.

O presidente da Fundação Ezequiel Dias, Marcelo Fernandes Siqueira, destacou a importância dessa cooperação entre os órgãos para o Programa Ciência em Movimento “Três importantes instituições unidas em prol da ciência, pesquisa e educação, promovendo a inserção e o conhecimento para a população mineira.”

Também engajada nos projetos de cooperação, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais ressaltou a relevância e o potencial do Programa que tem a capacidade de difundir e popularizar o conhecimento científico. O Diretor geral da Escola, Edvalth Rodrigues Pereira, pontuou a importância da parceria. “É uma felicidade estar aqui hoje celebrando os 110 anos da Funed, com a assinatura desse termo de cooperação, em um momento que é preciso fortalecer as instituições com parcerias, criatividade e vontades”, disse.

Maria Tereza Lara, presidente da Fucam, também reafirmou o impacto positivo da construção da parceria. “Nós, da Fucam, estamos empenhados para que de fato as três instituições possam cada vez mais se fortalecer e contribuir para que Minas Gerais seja um estado onde a população tenha acesso aos seus direitos garantidos com relação à saúde.”

Após a assinatura do documento, os presentes puderam assistir a uma bela apresentação musical da Orquestra da Fucam, composta por crianças e jovens.

Até a consolidação efetiva da assinatura do termo de cooperação, as entidades parceiras se reuniram por diversas vezes em discussões voltadas para o desenvolvimento de diretrizes comuns e na definição de metas capazes de atender às demandas relativas à popularização da ciência, educação e saúde pública.

Publicado em 07/08/2017 às 15:53.