Notícias e Destaques

Em defesa do SUS

As servidoras Cristiane Mendes, do Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas, Ana Luisa Cury, do Serviço de Virologia e Riquetsioses e Valéria Martins, do Serviço de Análise de Rotulagem, todas do Laboratório Central de Minas Gerais (Lacen/MG), da Fundação Ezequiel Dias, participaram da Conferência Livre dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Vigilância em Saúde: Nenhum Direito a Menos, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde.

O evento aconteceu entre os dias 1 e 4 de agosto, com abertura no auditório do CREA-MG e encerramento no Auditório do Ministério da Fazenda. Os demais encontros aconteceram na Cidade Administrativa, com ciclos de debates e rodas de conversa sobre o lugar da vigilância em saúde no SUS, responsabilidades do Estado e dos governos, tecnologias para a vigilância, Política Estadual de Vigilância em Saúde, entre outros.

Com o Tema Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade, a Conferência se constitui como uma das etapas da Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, visando ao fortalecimento e consolidação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde em Minas Gerais. A iniciativa da SES MG foi de unir-se aos milhares de trabalhadores e de Vigilância em Saúde do Brasil para fazer cumprir o direito à saúde e debater os desafios de estabelecer um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos.

Segundo Ana Luisa, na conferência foi debatido o papel do LACEN na vigilância em saúde, com o objetivo de consolidar a importância do laboratório neste processo, além de sensibilizar os presentes sobre as atividades que são realizadas e a capacidade dos serviços. Ao final da conferência, a vigilância laboratorial passou a ter posição de destaque na política que está sendo elaborada e proposta pelo governo.

Valéria Martins ressaltou a importância do fortalecimento das ações dos programas de monitoramento da qualidade de produtos e serviços sujeitos ao controle sanitário, como uma das ferramentas das ações de vigilância em saúde.

WhatsApp Image 2017-08-09 at 13.13.04

Publicado em 09/08/2017 às 13:56.