Notícias e Destaques

Pesquisadores da Funed desenvolvem projeto para remediação da Bacia do Rio Doce

Nos próximos quatro anos, a bacia do Rio Doce, completamente devastada pelo rompimento da barragem de uma mineradora na cidade de Mariana, em novembro de 2015, terá uma atenção maior da Funed e de outras grandes instituições onde serão feitos estudos e intervenções para sua remediação. A Fundação Ezequiel Dias teve um importante projeto aprovado intitulado “Remediação da Bacia do Rio Doce: potencial da biota aquática e terrestre” aprovado. O projeto será executado pela Funed, através da pesquisadora Esther Margarida Bastos, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Funed e sua equipe os pesquisadores Júlio César Brito e Marcos Paulo Mol, também da área de pesquisa e Mariem Rodrigues, da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães; em parceria com Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e de Ouro Preto (UFOP) e Université du Québèc à Montréal.

O apoio e financiamento são da Agência Nacional de Águas (ANA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES), Fundação e Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Em curto prazo, o projeto prioriza os estudos de estabelecimento de plantas e microrganismos aquáticos, capazes de acumular ou transformar os poluentes (elementos-traço e compostos orgânicos), da água e solo das áreas afetadas pelo rejeito de mineração. A tecnologia utilizada será a de biorremediação, processo pelo qual organismos vivos tais como, microrganismos, fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover/ remediar contaminações no ambiente. Utilizando processos biodegradáveis para tratamento de resíduos este processo é capaz de regenerar o equilíbrio do ecossistema original.

Foto: Leonardo Merçon/ Instituto Últimos Refúgios

Publicado em 10/04/2017 às 14:50.